Campanha conscientiza sobre os perigos da hepatite
Última atualização 29 de julho de 2016 - 14:28:20
CAIBI – A Vigilância Epidemiológica de Caibi iniciou, nessa semana, uma campanha sobre as Hepatites Virais, já que na quinta-feira, dia 28, foi dia Mundial contra a Hepatite. O setor realizou teste rápido na Unidade de Saúde de Caibi e ainda promoveu um pedágio com entrega de panfletos explicativos sobre a doença.
Conforme a OrganizaçÃo Mundial da Saúde (OMS) 400 milhões de pessoas em todo o mundo tem hepatite, 10 vezes do que a quantidade de pessoas infectadas com HIV. De acordo com a enfermeira do setor, Rubia Perin, na regiÃo os dados sÃo alarmantes, por isso da preocupaçÃo e o cuidado que as pessoas precisam ter em relaçÃo a hepatite. Ela ainda comenta que a Hepatite B é a que mais casos há registrados.
No Brasil, cerca de três milhões de pessoas já foram infectadas pela hepatite C. A doença é a principal causa de transplantes de fígado, respondendo por 40% dos casos. O vírus pode ainda causar cirrose, câncer de fígado e a morte do paciente.
Segundo a enfermeira, a transmissÃo da doença pode acontecer quando se compartilham utensílios como aparelhos de barbear, alicate de unha ou cutícula, seringas e também quando se usa material nÃo esterilizado.
deixe seu comentário