Home Caminhoneiros: carência de um ano nos financiamentos deve ser sancionada até a próxima segunda-feira

Caminhoneiros: carência de um ano nos financiamentos deve ser sancionada até a próxima segunda-feira

Última atualização 14 de maio de 2015 - 17:26:46

BRASÍLIA

Fotos: DivulgaçÃo

Como coordenador da ComissÃo Externa dos Caminhoneiros, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) se reuniu nesta quinta-feira (14), em Brasília, com o ministro Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência da República. Na pauta, as próximas ações que estÃo sendo planejadas pelo governo para atender às reivindicações da categoria. De acordo com Maldaner, o ministro garantiu que o canal de diálogo está aberto e que o governo está mobilizado para dar respostas céleres às questões levantadas pelo movimento dos transportadores.
“Saímos da reuniÃo com Rossetto com boas notícias para a categoria. De acordo com o ministro, a presidente Dilma Rousseff deve sancionar até a próxima segunda-feira (19) a carência de 12 meses para os financiamentos de caminhões firmados até dezembro de 2014. Após a sançÃo, em 48 horas o Conselho Monetário Nacional emitirá a instruçÃo normativa aos bancos, públicos e privados, contendo as novas regras”, antecipou o deputado, reiterando que o refinanciamento valerá nÃo apenas para os autônomos, como também para as médias e grandes empresas.

Para os autônomos, empresas de transporte e arrendadoras com receita bruta até R$ 2,4 milhões, será concedida subvençÃo de juros para que a taxa seja menor que a praticada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Já aqueles com renda anual acima desse montante também poderÃo refinanciar pelas mesmas regras, exceto a subvençÃo de juros”, explica o deputado.

Outra boa notícia confirmada por Rossetto é que deve ser instituído nos próximos dias, pelo Ministério dos Transportes, o fórum permanente de debates, por meio da criaçÃo da Câmara Setorial do Transporte Rodoviário de Cargas.Além disso, já está aberta consulta pública para elaboraçÃo da tabela referencial do frete, por meio do site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “A data para a audiência pública que vai deliberar sobre as sugestões recebidas pela ANTT e formalizar a tabela referencial será agendada em breve. Também apresentei um Projeto de Lei na Câmara para que a ANTT tenha a atribuiçÃo de monitorar, mensalmente, os valores de fretes praticados no País e possa intervir quando houver uma flutuaçÃo superior a 20% nos preços, estipulando um valor mínimo a ser praticado no transporte rodoviário de cargas”, explicou o deputado.

deixe seu comentário