Home CAMALEÃO

CAMALEÃO

Última atualização 7 de dezembro de 2012 - 13:31:22

Sulcredi como preferência

O presidente da Sulcredi São Miguel,Irici Tirloni, encaminhou ofício à imprensa na semana passada explicando o motivo real que levou a não aceitar o convite feito pelo prefeito eleito de São Miguel do Oeste, João Valar, para ser o futuro Secretário de Agricultura. Segundo a nota, Tirlone atua como agricultor há mais de 46 anos e sabe das dificuldades que o agricultor enfrenta no dia a dia em sua propriedade. Disse se sentir honrado em receber o convite feito por Valar, e destacou ter pela sua pessoa um respeito e admiração, pela história de luta e dedicação, e também que seria especial para ele fazer parte do secretariado do novo governo. Mas, tomada à decisão anterior, de dedicar seu tempo a família que sempre o apoiou como sindicalista e cooperativista, agora como fundador e presidente da Sulcredi, não poderá neste momento deixar os compromissos assumidos com os cooperados. Tirloni agradeceu a oportunidade e adiantou que, sempre que, Valar necessitar o apoio dele como pessoa ou da entidade que representa, será atendido.

Contas aprovadas

O prefeito de São Miguel do Oeste Nelson Foss da Silva, recebeu nesta semana a notícia que suas contas referentes ao exercício de 2011 foram aprovadas pelo tribunal de Contas do Estado. Com uma arrecadação recorde de R$ 52,9 milhões, o governo gastou com folha de pagamento, em torno de 46%, sendo que o máximo permitido é de 54%. Na Educação, foram aplicados 26,5 %, e na Saúde, 18 % dos recursos, sendo que o mínimo é de 15%. Nelsinho disse que ficou satisfeito com a aprovação, mas sempre teve a certeza destes resultados considerando que aplicou os recursos públicos, beneficiando o município, com obras nos bairros, centro e interior. Destacando o Orçamento Participativo, pois foi através do OP, que a democracia e a participação popular aconteceram de fato.

Raspa Tacho

Os prefeitos eleitos para exercício de 2013/2016 estão de colher bem afiadas para tentar raspar o último real na chamada “raspa tacho”, referente aos recursos e emendas do governo federal. Na semana passada, muitos prefeitos estiveram na capital articulado com deputados, senadores e lideranças os cadastros para emendas e convênios. Como é previsto, toda e qualquer emenda parlamentar e certos convênios, só serão liberados após serem inscritos no ano anterior. Neste caso só receberá que tiver cadastrado algum recurso em 2012. Nesta corrida ganha quem tiver mais agilidade ou apoio político, e se favorece muitas vezes a base do governo da presidente Dilma.

Especulação: Estão fortes os comentários de que o prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo, que deixa a prefeitura no final do ano, deve ser o novo representante na região do Deputado Federal Pedro Uczai. Com a eleição do petista em Iporã do Oeste Ilton Vogt, que exercia a função, Bonamigo pode representar o parlamentar na região. (Na foto, Sadi Bonamigo, representando a região ao lado de Oscar Niemayer, que faleceu nesta semana).

Luiz Henrique: Soa cada vez mais forte a possibilidade do Senador Luiz Henrique da Silveira ser o futuro presidente do Senado. Uma viagem marcada para semana que vem com a presidente Dilma para Rússia pode selar este acordo. Outro assunto que interessa à presidenta é o futuro político do estado, onde especulações garantem que o PMDB e o PT estarão juntos no pleito de 2014.

Ministério Público.

Reserva Indígena

A decisão segundo o Secretário de Estado da Agricultura João Rodrigues foi tomada, e Bandeirante terá uma reserva indígena no município. Nesta semana o secretário confirmou que o processo de implantação já está em faze de conclusão e só está faltando a liberação dos recursos por parte do Governo Federal. Um assunto que chamou a atenção não só da comunidade local, e promete ainda ter muitos capítulos. Nesta semana o prefeito eleito, José Carlos Berti, esteve na capital do Estado para tentar reverter à situação. Como o assunto foi palco da eleição deste ano, como o atual prefeito Celso Biegelmeier, já recebeu fortes críticas sobre a implantação desta área, o próprio Berti poderá ser questionado pela comunidade quando assumir. Ao tentar resolver o problema dos índios e colonos que se arrasta há anos na região de Cunha Porã, a implantação da área resolverá este problema, mas criará uma grande insatisfação por parte da comunidade de Bandeirante. Neste caso os culpados não são os prefeitos, que podem até ter suas preferências, mas seja qual for, serão em benefício da comunidade.

( Na foto, Berti esteve visitando o Gabinete do Deputado Estadual, Maurício Eskudlark, em busca de apoios para o seu mandato).

deixe seu comentário