O calor que vem fazendo em Santa Catarina neste mês de agosto, que apara alguns está sendo um verão em pleno inverno, tem antecipado características que as pessoas só veriam na primavera. Em muitos locais é possível ver árvores floridas, colorindo a estação que, normalmente é marcada pelos tons pouco atraentes dos galhos secos.
De acordo com aEpagri/Ciram — órgão que monitora as condições meteorológicas em Santa Catarina— este calor se deve a um bloqueio na atmosfera que mudou o padrão de escoamento, desviando as frentes frias para o oceano.
Esse bloqueio foi mais intenso nos primeiros 15 dias de agosto, mas se mantem, pelo menos, até domingo, quando uma área alongada de baixa pressão deve provocar nebulosidade e chuva mais intensa. Condição que pode se manter até a terça-feira.
Com isso, as temperaturas devem cair, em média, 10ºC, o que, num primeiro momento assusta, mas levando em conta que a previsão para sexta-feira é de 34ºC no Litoral Sul; 33ºC no Extremo Oeste e 31°no Vale do Itajaí, as temperaturas devem ficar na casa dos 20ºC, o que não é representa necessariamente um frio intenso.
deixe seu comentário