O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram na segunda-feira, dia 02 de agosto, a XI Conferência Municipal de Assistência Social em Caibi.
Esta foi a Conferência de fechamento e discussão dos cinco eixos que foram debatidos nas pré-conferências, que aconteceram nos dias 20, 21 e 26 de julho e foram divididas em grupos: usuários, organizações e representantes governamentais.
A Conferência Municipal tem por objetivo avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social –SUAS. As conferências têm caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.
O evento contou com a participação de usuários do SUAS, representantes de entidades, autoridades e representantes da sociedade civil.
A Palestrante Iraci de Andrade conduziu a Conferência com a palestra “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social” e logo depois a discussão dos 5 eixos e apresentação das propostas elaboradas nas pré-conferências, eleição dos delegados e suplentes que participarão da conferência Estadual, que acontecerá em Outubro.
Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Camila Conte Portes, “foi um momento de discussão e aprendizagem onde foram deliberadas as propostas para o Município, Estado e União. Com relação às propostas para o município, elas são focadas para manter nossos atendimentos e ampliar alguns serviços.
A Conferência Municipal de Assistência Social de Caibi foi exitosa e comprido seus objetivos, agradeço a todos que participaram desse momento tão importante para a Assistência Social’’, finaliza Camila.
deixe seu comentário