Até o dia 22 de setembro, cães empregados em operações de busca e resgate participam de uma prova de certificação internacional no Bombeiro-Militar deXanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Os animais utilizados pelo Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC), Ceará, São Paulo e Bahia, além de instituições da Argentina e República Tcheca serão testados.
O CBMSC, que completa 86 anos no dia 26 de setembro, colocará 11 animais sob avaliação de juízes pertencentes à Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), com sede na Áustria. A certificação segue protocolos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para grupos de resgate em operações internacionais. O desempenho dos cães devem ser medidos em provas como as realizadas no Centro de Referência em Desastres Urbanos do CBMSC.
O cão deve atingir o desempenho mínimo segundo os critérios da IRO para ganhar o certificado para participar de operações. Em Santa Catarina há cinco cachorros certificados internacionalmente, que são usados em missões reais.
O Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina é a única instituição do tipo no país a submeter seus animais a provas avaliadas por juízes internacionais. O evento de certificação integra aprogramação comemorativa dos 86 anos do CBMSC, iniciada no dia 17 de setembro em Florianópolis.
deixe seu comentário