A Associação Causa Animal de Mondaí resgatou na segunda-feira (8), uma cadela de caça em situação crítica no interior do município.
O animal apresentava extrema magreza, sinais evidentes de desnutrição e indícios claros de maus-tratos.
Segundo a presidente da entidade, Priscila Bernardi, a cadela foi imediatamente encaminhada para atendimento veterinário.
Além da desnutrição severa, a equipe identificou outros problemas de saúde resultantes da negligência prolongada.
Priscila ressaltou que este é “mais um caso grave” entre tantos já atendidos pela associação e reforçou a importância da denúncia por parte da comunidade.
Alertou que, infelizmente a causa lida com muitas situações como esta e é fundamental que a população denuncie sempre que identificar maus-tratos.
Maltratar animais é crime, conforme estabelece a Lei Federal nº 9.605/98, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa.

Foto: Associação Causa Animal de Mondaí
Associação Causa Animal reforça orientações e alerta a população sobre maus-tratos
A Associação Causa Animal de Mondaí emitiu um alerta à população reforçando a importância de denunciar qualquer situação de abandono, agressão, falta de cuidados básicos ou animais mantidos sem alimento, água ou abrigo adequado.
A entidade destaca que toda pessoa que presenciar maus-tratos deve acionar imediatamente as autoridades policiais ou a entidade de proteção animal do município.
Segundo a presidente da organização, Priscila Bernardi, o período de calor exige ainda mais atenção dos tutores.
Ela orienta que os animais sejam mantidos em locais arejados, com sombra, água fresca e alimento disponível.
A negligência coloca em risco a vida dos animais e deve ser comunicada às autoridades.
A população pode denunciar casos de maus-tratos pelo número 190, para que a Polícia e demais órgãos de justiça realizem o acompanhamento necessário.
A Associação reforça que maus-tratos não são apenas uma infração moral, mas sim, são crimes, e quem praticá-los será responsabilizado.

Foto: Associação Causa Animal de Mondaí
Fonte: Rádio Porto Feliz
Animal foi encaminhado para atendimento veterinário
Foto: Associação Causa Animal de Mondaí
deixe seu comentário