A BR-163 deverá ser revitalizada e duplica com início das obras ainda neste ano. Porém, após um período prolongado de chuvas frequentes, a situação da rodovia é precária. Com excesso de buracos, principalmente no trecho entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba, são inúmeros os relatos de motoristas que tiveram a infelicidade de cair em alguma abertura. Além de colocar vidas em risco, os buracos vêm gerando muitos prejuízos a quem trafega pela rodovia federal, que é uma das principais rotas turísticas.
Durante a semana passada foram inúmeras as reclamações recebidas pela reportagem do Gazeta Catarinense. São relatos como o da secretária de Administração de Guaraciaba, Gracieli Maldaner, que durante o percurso para a universidade em São Miguel do Oeste, não conseguiu desviar de um buraco e estourou o pneu e roda do carro. O prejuízo segundo ela vai girar em torno de R$ 700,00. Ela diz que fica aliviada por não ter ocorrido nada mais grave, como um acidente, mas que a indignação permanece. Gracieli revela que procurou aconselhamento jurídico sobre como cobrar os prejuízos, mas que desistiu, pois demoraria muito e gastaria mais com o processo do que com o conserto.
Segundo Gracieli, ao passar pela BR já presenciou outras pessoas com o mesmo problema, trocando pneus vítimas dos buracos. De fato a situação pode ser mesmo comprovada. No domingo à noite a reportagem do Gazeta Catarinense percorria o trecho de Guaraciaba a São Miguel do Oeste. Próximo ao local onde está sendo construído o posto avançado da Polícia Rodoviária Federal havia dois veículos parados. O motivo era o mesmo: pneus estourados. No momento em que estava no local, um terceiro veículo atingiu o mesmo buraco e encostou com pneu furado.
Uma dos motoristas a atingir o buraco foi Paulo Borges, de Soledade-RS, que retornava de Foss do Iguaçu de viagem de férias com a família. Em entrevista concedida ontem, terça-feira, ele revelou que o prejuízo vai superar R$ 3 mil, resultado de dois pneus e duas rodas estouradas. “Os pneus e rodas nem deu conserto e a suspensão também vou precisar mexer”, comenta. O motorista criticou a postura dos governantes em deixar a rodovia em tal estado e indaga ainda se não seria melhor privatizar a via e cobrar pedágio. “Com o que vou gastar pagaria pedágio por mais de três anos e ainda poderia trafegar com segurança”, argumenta.
Conforme Paulo Borges, após a reportagem deixar o local, outros dois veículos também estouraram pneus após atingirem o buraco.
SEM DATA
Em contato com o Núcleo de Comunicação da superintendência estadual do Dnit, a reportagem foi informada de que de que Existem dois investimentos previstos para a BR-163, no trecho de São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira. O primeiro é a obra de adequação de capacidade da rodovia, que contemplarestauração da pista atual da rodovia, ruas laterais, correções geométricas, acostamentos, alargamento de plataforma, interseções, melhorias operacionais. Conforme superintendência, a previsão de assinatura da ordem de serviço é até o final do mês de março. A obra, com extensão 64,2 quilÔmetros, está orçada em R$ 110,5 milhões.
Conforme a superintendência, o segundo investimento são os serviços, já em andamento, do Crema Etapa 2, programa de restauração, manutenção e conservação. Um dos questionamentos feito pela reportagem foi se havia uma data estipulada para os reparos do trecho entre Guaraciaba e São Miguel do Oeste, mas não houve resposta. Apenas foi informado de que o contrato em vigor terá cinco anos de vigência, sendo que até o final do mês de abril serão concluídos os serviços de melhorias da pavimentação da pista.
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