Está dada a largada para garantir o presente para as crianças e os adultos que gostam de rememorar os velhos tempos no dia 12 de outubro. As milhares de opções de brinquedos devem consumir entre R$ 50 e R$ 100, segundo pesquisa da Federação Catarinense de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC).
A perspectiva do comércio é aumentar o volume de vendas em 4%, se comparado com o ano passado. Os brinquedos, como era de se esperar, lideram a lista de compras para sexta-feira. Apesar das opções tecnológicas inundarem as prateleiras, são as bonecas, carrinhos e bicicletas que continuam a reinar na preferência do consumidor catarinense.
A pesquisa realizada pela empresa de e-commerce Mercado Livre sobre produtos infantis mais procuradas no site revela que os eletrÔnicos lideram a procura de compradores virtuais, mas estão longe de ser maioria na preferência do consumidor. No ranking dos 10 mais procurados, oito são clássicos.
Os pais são decisivos para as escolhas dos filhos
Na loja de brinquedos Ri Happy, no Shopping Iguatemi, em Florianópolis, os produtos tradicionais ocupam 65% dos cerca de 4 mil itens à venda e também lideram a procura, de acordo com a gerente Patrícia Lazzarin. Ela também revela que as bicicletas, patinetes e triciclos continuam a ter seu lugar cativo para presentear.
— Esses presentes representam 10% de todas as vendas, deixando para trás os demais brinquedos, até mesmo os tecnológicos — revela.
O empresário Nivaldo França, da rede de lojas que leva o sobrenome da família, concorda com os itens listados por Patrícia. Ele explica que isso ocorre porque os clássicos passam por mudanças e recebem novidades para deixá-los com ar mais sofisticado.
E engana-se quem acredita que a vontade da criança prevalece na hora de escolher o brinquedo. Pelo menos é o que dizem os lojistas.
— O pai vê um boneco que fez parte da infãncia dele e indica para o filho. Como o brinquedo passou por transformações no visual, fica atraente para a criança também — diz França.
A escolha dos pais pende para os clássicos: homens escolhem carrinhos em miniatura e bonecos em ação e as mulheres preferem as bonecas e os jogos de tabuleiro.
Expectativa de vender até 20% a mais
Segundo a consultoria e-bit, o e-commerce brasileiro deve faturar R$ 855 milhões com o Dia das Crianças deste ano, um crescimento de 20% em relação a 2011.
Esta é uma mostra de que as vendas pela internet crescem mais do que os negócios em lojas físicas, como atesta a previsão de crescimento nas vendas da FCDL-SC. E é no ambiente virtual que os produtos tecnológicos lideram, como aponta a pesquisa do Mercado Livre.
No ranking da procura do consumidor, o iPod aparece como produto mais buscado, com o PlayStation 3 vindo na terceira posição. O ranking com os 10 mais procurados, no entanto, é dominado por brinquedos considerados mais tradicionais, como bonecas, carrinhos e camas elásticas.
— A procura por produtos tecnológicos pela internet está crescendo e deve se consolidar nos próximos anos porque vai além da comparação de preços e inclui comodidade na escolha e no recebimento do produto. Para 2013, a tecnologia deve ter ainda mais espaço — prevê Leandro Leite Soares, diretor de Marketing do Mercado Livre, empresa que faturou US$ 2,6 bilhões apenas no primeiro semestre de 2012 na América Latina.
deixe seu comentário