O brincar heurístico é uma proposta pedagógica que oferece às crianças objetos não estruturados — materiais que não possuem uma função social pré-determinada — desta forma, podem explorar livremente os objetos, manipulando-os, combinando-os e criando novas formas diversificadas de uso. Essa abordagem foi desenvolvida por Elinor Goldschmied e valoriza a curiosidade natural da criança, incentivando a descoberta através da experimentação.
O espaço a ser explorado pode ser organizado com materiais do cotidiano como bandejas de ovos, tampas de garrafas, cones plásticos, pregadores de madeira, potes, cordas, madeiras, pedrinhas e recipientes variados. A organização visualmente atrativa e o uso de diferentes cores e texturas despertam o interesse e promovem a investigação autônoma.
Encontramos três modalidades dentro da perspectiva heurística:
O Cesto dos Tesouros – ideal para os bebes, onde a criança explora objetos não estruturados colocados dentro de um cesto, assim explora livremente os objetos e desenvolve seus sentidos e a coordenação motora.
O Jogo Heurístico – envolve um conjunto maior de objetos, recipientes, sacolas ou caixas. As crianças criam combinações, exploram os materiais, agrupando e separando-os, o que estimulando assim a criatividade e capacidade de resolução de problemas.
Por fim a Bandeja de Experimentação, onde se foca na exploração de diferentes texturas, materiais e cores em uma bandeja. Ao manipular esses elementos livremente, as crianças descobrem suas propriedades e criam suas próprias experiências
O papel do adulto no contexto heurístico é de mediador, observar sem interferir excessivamente, garantindo a segurança e a integridade dos materiais, estimulando a linguagem verbal, por meio de questionamentos sobre o brincar ativo das crianças.
A prática do brincar heurístico contribui para fortalecimento da autonomia, da criatividade, além disso estimula a coordenação motora fina e grossa ao manipular, encaixar, empilhar e transportar. Promove autonomia — a criança faz escolhas sobre como brincar, cria suas regras, a função de cada item. Favorece a atenção e concentração — o envolvimento na investigação mantém o foco por períodos mais longos. Trabalha a socialização — ao compartilhar materiais e espaço com outras crianças.
Referências Bibliográficas:
FOCHI, Paulo. (org.). O Brincar Heurístico na Creche: Percursos Pedagógicos no
Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos
Pedagógicos, 2018.
GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento
em creche. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Fonte:
Silvana Dal Pizzol da Costa
Professora de Educação Infantil Município de Palmitos
Professora do curso de Pedagogia- Faculdade FAOSC
Formadora LEEI- Leitura e escrita na Educação Infantil 2024/2025
Especialista em Educação Infantil e anos Iniciais
Especialista em Gestão escolar
Especialista em Supervisão escolar
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Educação
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