Home ​Bombeiros instalam nova placa de alerta e mais boias no Rio Uruguai em Mondaí

​Bombeiros instalam nova placa de alerta e mais boias no Rio Uruguai em Mondaí

Última atualização 15 de dezembro de 2020 - 14:30:37

Foto: Bombeiros / Divulgação

O corpo de bombeiros de Iporã do Oeste efetuou a instalação de uma nova placa indicando ‘Risco de Morte’ , bem como, mais boias para demarcação da área de banho, junto à área de lazer, em Mondaí.

Em entrevista concedida a Rádio Porto Feliz o Comandante dos Bombeiros de Iporã do Oeste, Sargento, Oldair Schmitz, falou sobre a grande quantidade de ocorrências de afogamentos registradas desde o mês de novembro, em todo o Oeste de Santa Catarina.

Ele destacou que no local já havia duas placas indicativas e que uma terceira placa foi instalada, com os dizeres: ‘Risco de Morte’ , destacando aos banhistas, que é um local profundo e que já ocasionou diversas mortes por afogamento.

O último caso aconteceu no dia 8 de dezembro, quando um rapaz de 25 anos, acabou perdendo a vida.

Naquela ocasião, um casal de namorados estava tomando banho no final da tarde quando foram arrastados pela força da correnteza.

O rapaz, ao salvar a namorada, acabou se afogando nas águas do Rio Uruguai.

Na entrevista a Rádio Porto Feliz Oldair Schmitz, novamente chamou a atenção da população, para que, ao se banhar na área de lazer, fique somente no espaço já demarcado pelos Bombeiros.

Atuação de Bombeiros na Operação Veraneio acontece somente nos finais de semana e feriados

O Comandante dos Bombeiros de Iporã do Oeste, Sargento, Oldair Schmitz, destacou que apesar da Operação Veraneio 2020/2021 estar em andamento, à atuação de guarda vidas na área de lazer em Mondaí é feita somente nos dias de maior movimento, ou seja, nos finais de semana e feriados.

O objetivo é evitar situações de afogamento.

O comandante pediu para que, quando as pessoas forem ao local nos dias sem a presença de guarda-vidas, que evitem entrar na água, ou somente entrem nos locais demarcados.

Ele destacou que com o aumento da temperatura, aumenta também a frequência das pessoas em parques aquáticos e rios da região.

Na entrevista a Porto Feliz Oldair Schmitz, destacou algumas medidas simples que podem ser adotadas para prevenir afogamentos.

Ele citou que: os pais devem manter seus filhos sempre a vista; se a pessoa pretende entrar na água, deve ter cuidado com os excessos de comida e bebida; evitar a prática de saltos e mergulhos em locais onde a água seja escura e desconhecida; ao utilizar embarcações deve ser feito o uso de colete salva-vidas; e no caso específico da área de lazer, o Sargento afirmou que as pessoas devem utilizar somente o espaço demarcado.

Conforme os Bombeiros, para evitar acidentes é preciso respeitar as faixas e os avisos, além de não entrar em locais onde há alerta de ‘Risco de Morte’ .

deixe seu comentário