Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina começou nesta segunda-feira (5) os trabalhos de combate aos incêndios florestais que atingem a vegetação do Pantanal, no município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A equipe, formada por 22 agentes, vai prestar apoio aos bombeiros militares mato-grossenses-do-sul por um período de 10 dias inicialmente.
De acordo com o capitão dos bombeiros que comanda a força-tarefa, João Rudni Sturm, os agentes foram divididos em dois grupos.
“Uma equipe está atuando na comunidade do Rabicho, juntamente com uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, do Mato Grosso do Sul e brigadistas do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]. A outra equipe deslocou às 5h30 via fluvial até a comunidade do Porto Esperança”, relatou.
A equipe é formada por bombeiros do 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Curitibanos, Oeste catarinense; 4º BBM de Criciúma, do Sul do estado; 11º BBM de Joaçaba, 12º BBM de São Miguel do Oeste e 14º BBM de Xanxerê, do Oeste catarinense; do 13ºBBM de Balneário Camboriú, do Litoral Norte; e do 15º BBM de Rio do Sul, do Vale do Itajaí.
De acordo com o subcomandante do Corpo de Bombeiros do estado, coronel Ricardo José Steil, estão ocorrendo várias operações na região. Se houver necessidade, uma nova equipe deve ser enviada ao local após o período inicial previsto para a missão.
“O cenário que se apresenta para o mês de outubro na região é de um calor extremo, algo em torno de quase 43ºC, que vai persistir, a seca vai continuar e os ventos também. Eles [os bombeiros] têm um cenário específico até o dia 12 ou 15 [de outubro], com a atual seca e, persistindo, nós vamos avaliar e monitorar, para mandar uma equipe de apoio substituindo a que já está no local”, explicou.
Além de viaturas 4×4, foram levados abafadores, pás e equipamentos adequados para a técnica de combate às chamas no bioma do Pantanal, segundo Steil.
deixe seu comentário