Home Bombeiros atendem 35 incêndios em vegetação em 15 dias

Bombeiros atendem 35 incêndios em vegetação em 15 dias

Última atualização 27 de janeiro de 2016 - 11:25:37
Desde o dia 11 de janeiro, o Corpo de Bombeiros atendeu na cidade 33 ocorrências de incêndio em vegetaçÃo. Apenas nesta segunda-feira (25), quatro incêndios foram registrados na cidade.

De acordo com o cabo do Corpo de Bombeiros Militar, Ewerton Luiz Oliveira, esta nÃo é a época em que é mais comum haver incêndios desse tipo. “Para comparaçÃo, nessa mesma época do ano passado, foram 5 ocorrências em vegetaçÃo”, comenta.

A época mais comum, segundo ele, é depois do inverno. “Geralmente os incêndios em vegetaçÃo sÃo comuns mais tarde, porque quando o inverno é rígido, acaba secando a vegetaçÃo, matando com as geadas e o fogo acaba sendo mais acentuado”, diz.

Oliveira aponta que o principal causador dos incêndios agora é a própria populaçÃo. “Essa quantidade de ocorrências que a gente teve nesse mês é em razÃo da falta de chuva. A seca e calor ajudam, mas o pessoal acaba querendo limpar terreno, ainda tem alguns de férias, naquele clima de limpeza de final de ano, colocam fogo e acabam perdendo o controle”, lamenta.

Segundo ele, a maioria das ocorrências é de pessoas que colocam fogo em lixo e ele se alastra. “Acaba passando para a vegetaçÃo, pondo residências em risco”, aponta. Ainda, na área rural, segundo o Cabo, sÃo comuns as queimadas para limpeza da terra e as pessoas acabam perdendo o controle por causa do vento.

Crime

O sargento da Polícia Militar Ambiental (PMA), Claudemir Padilha dos Santos, destaca que atear fogo em vegetaçÃo é um crime ambiental. De acordo com ele, neste ano, ninguém ainda foi penalizado por que é necessário identificar o autor. “Se a PMA constatar que alguém ateou fogo é responsabilizado pelo crime de poluiçÃo. A multa é de R$ 5 mil a 50 milhões e a pessoa responde por um processo penal”, comenta.

O sargento orienta para que a populaçÃo aproveite o material para outros fins. “A nossa orientaçÃo é para que nÃo se coloque fogo em materiais resultantes de roçadas.

Geralmente na limpeza dos terrenos, resulta em um grande volume de vegetaçÃo, orientamos para que seja colocado em um canto, que com o tempo e a decomposiçÃo, esse material pode ser usado como adubo”, comenta.

Para quem flagrar alguém colocando fogo em vegetaçÃo na área rural, pode denunciar para a PMA pelo telefone (49) 3321-0159, 24 horas.


deixe seu comentário