Home Bolsonaro recebe bancada catarinense nesta quinta-feira

Bolsonaro recebe bancada catarinense nesta quinta-feira

Última atualização 13 de agosto de 2019 - 10:58:56

Na manhã desta quinta-feira (15), a bancada catarinense vai se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para um café da manhã no Palácio do Planalto. Os deputados e senadores por Santa Catarina vão reivindicar ao Executivo mais atenção às obras de infraestrutura do Estado. 

O coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB), diz que a bancada queria realizar a audiência ainda antes da votação da Reforma da Previdência, mas não quis relacionar as reivindicações ao votos de apoio. “Nós achamos por bem que ao invés de nós pedirmos alguma coisa em troca e ficaria uma situação de barganha, que nós não gostaríamos que acontecesse, nós esperamos”, afirmou. 

Cinco ministros participarão do encontro: Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), General Augusto Heleno (GSI), general Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Jorge de Oliveira (Secretaria Geral da Presidência da República).

Peninha diz que o próprio Bolsonaro faz questão da audiência para agradecer o apoio dos parlamentares catarinenses na votação da Reforma. Foram 15 votos favoráveis de 16 possíveis, a maior votação percentual do país. 

“Nós vamos chegar lá e dizer para o presidente: 'Santa Catarina fez a sua parte. Agora, nós também temos algumas reivindicações importantíssimas do Estado, principalmente em relação à infraestrutura'”, disse o deputado. 

A prioridade da bancada é acelerar as obras em rodovias federais. O foco são as BRs-470, 282, 280 e 163 que, segundo o DNIT/SC, já estão com melhorias em andamento. O objetivo é incluir no orçamento de 2020, que será discutido no Congresso neste segundo semestre, mais verbas para essas estradas. “Todos os anos, o valor colocado no orçamento é pequeno, o que faz com que muitas dessas obras que estão em andamento sejam realizadas a conta-gotas”, afirmou.

Além disso, os parlamentares devem engordar as verbas dessas obras com emendas coletivas de bancada em 2020. “Nós pretendemos que essas obras, principalmente a 470, a 280 também, sejam concluídas ainda no mandato do atual presidente”, afirmou Peninha. Ele ainda deseja incluir portos e aeroportos de SC no radar de investimentos do governo. 

deixe seu comentário