A montadora alemãBMWplaneja investir em uma nova fábrica no Brasil, buscando ampliar sua presença no crescente mercado de carros de luxo na maior economia da América Latina, disse à agência de notícias Reuters o vice-presidente financeiro da empresa, Friedrich Eichiner, nesta quinta-feira (18).
“Vamos submeter o plano de investimento ao governo brasileiro”, disse ele em comentários feitos por e-mail, recusando-se a dar detalhes sobre o montante do investimento, que ainda depende de negociações com o governo.
Esta declaraçãoconfirma o que disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, no início de outubro, durante o anúncio donovo regime automotivo brasileiro. Na ocasião, Pimentel afirmou que montadora alemã seria uma das empresas atraídas ao país devido às novas regras.
A decisão põe fim a meses de incertezas sobre a instalação de uma fábrica da BMW no Brasil, depois que o governo federal levantou barreiras para a importação de veículos. Os planos atuais comtemplam a construção de uma fábrica em São Paulo ou em Santa Catarina.
Consultada peloG1, a BMW do Brasil não confirma a informação.
Nova confirmação de Pimentel
A montadora alemã de carros de luxoBMW deverá anunciar nos próximos dias a instalação de uma fábrica no Brasil, declarou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, nesta quinta-feira, durante o programa “Bom Dia Ministro”, da TV estatal NBR. “Estamos atraindo com o regime automotivo novas empresas que não tinham planta aqui, empresas chinesas como a JAC e a Chery e empresas europeias como a BMW, que deve anunciar agora nos próximos dias a primeira fábrica dela fora da Europa, que vai ser no Brasil.”
Empresa já monta motos em Manaus
Apesar de uma fábrica da divisão de automóveis da BMW ser uma novidade no país, a empresajá possui uma linha de montagem no Brasil, mas de motos. Em parceria com a empresa brasileira Dafra, a marca alemã produz motos no sistema CKD (completamente desmontadas, em inglês), no qual as peças chegam da Alemanha e são montadas no Brasil. A operação ocorre desde o final de 2009.
deixe seu comentário