Home Atividades auxiliam no tratamento de crianças internadas

Atividades auxiliam no tratamento de crianças internadas

Última atualização 11 de outubro de 2013 - 08:44:25

SÃO MIGUEL DO OESTE

O grupo de humanização do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, desenvolve atividades pedagógicas com pacientes internados na unidade. “Estar internado não é fácil, então imagine como é para uma criança que está na fase das descobertas. Ficar internada e precisar ficar afastada de suas atividades cotidianas e da sua realidade é muito complicado”, salienta a assistente social do Hospital e coordenadora do grupo de humanização, Nádia Dalavechia.

Segundo Nádia, a paralisação das atividades normais indica que a hospitalização pode prejudicar o desenvolvimento emocional, cognitivo, psíquico social, físico e espiritual. “Isso poderá causar prejuízos tanto na qualidade de vida quanto no processo de recuperação do paciente”, destaca a assistente social. Assim, para atender a essa necessidade o hospital desenvolve o projeto pedagógico “A Hora do Conto”.

O projeto tem o objetivo de levar a leitura ao paciente para tornar o espaço hospitalar menos angustiante para os pacientes e seus acompanhantes. A ação, que é coordenada de forma voluntária pela pedagoga Ana Cristina Bazotti, ocorre uma vez por semana. Neste dia, colaboradores e voluntários se vestem de palhaços, visitam os quartos, distribuem livros e contam histórias. A assistente social Nadia salienta que o Hospital Regional é a primeira unidade hospitalar da região a implantar um projeto pedagógico hospitalar. A atividade conta ainda com o apoio da Casa da Amizade de São Miguel do Oeste, que efetua a doação dos livros ao hospital. A inauguração da brinquedoteca, no Hospital Regional, será no dia 16 de outubro, às 14h.

deixe seu comentário