Home Atividade sólida e sustentável é foco do programa Escola A1 do Leite

Atividade sólida e sustentável é foco do programa Escola A1 do Leite

Última atualização 15 de setembro de 2017 - 08:37:02
Palmitos

Abrir os horizontes e mostrar aos cooperados que, com organizaçÃo e planejamento, é possível construir uma atividade de leite sólida e rentável. Com esse intuito o programa Escola A1 do Leite promoveu, nos dias 05 e 06 de setembro, dois Dias de Campo. As atividades, realizadas em Palmitos e em Iporà do Oeste, foram voltadas às primeiras turmas do ‘Escola’, que iniciaram no programa há quase três anos. Ao todo, 147 produtores de leite cooperados participaram das atividades.
Em Palmitos, o Dia de Campo reuniu 65 produtores, e foi na propriedade do cooperado Marcos Weiss. Já em Iporà do Oeste, a açÃo, com 82 cooperados, foi na propriedade do Lecio Orth, ambos ganhadores do 1º e 3º, respectivamente, do Prêmio Empreendedores Rurais Cooperativistas – Troféu Aury Luiz Bodanese, maior prêmio do setor cooperativista agropecuária de Santa Catarina.

‘Fazer mais com o que se tem’
A médica veterinária da Cooper A1 em Santa Catarina, Graziela HoffGloger, afirma que a açÃo envolvendo os veteranos do ‘Escola’ foi justamente para mostrar na prática os procedimentos fundamentais para ser eficiente na atividade do leite. Para exemplificar, além das estações sobre bem-estar animal, recria, volume pastagens, nutriçÃo, manejo, entre outras, também, houve espaço para que os produtores anfitriões deixassem seu depoimento sobre a história de sua propriedade como construíram, ao longo dos anos, uma atividade de excelência.
A médica veterinária afirma que “queremos mostrar ao produtor que é possível ser eficiente e ganhar dinheiro em qualquer propriedade. Na maioria das vezes, precisamos organizar ‘o que se tem em casa’ e os resultados vÃo aparecendo de forma gradativa”. Segundo Graziela, o importante é que os produtores compreendam e façam o básico bem feito, e deem continuidade ao gerenciamento, nÃo fazer apenas o que for ‘exigido’. “É importante lembrar que o rebanho bom é aquele que produz bem, mas que também tem uma longevidade maior”, declara.

Programa Escola A1 do Leite
O programa Escola A1 do Leite iniciou em 2015, é um curso modular de gestÃo zootécnica e econômica da atividade de leite, voltado aos produtores rurais cooperados. É destinado de forma gratuita a todos os produtores cooperados interessados.
Segundo o gerente da atividade, o diretor secretário da Cooper A1, EgonGrings, o programa visa, principalmente, formar e levar informações aos produtores sobre controles de gastos e de produçÃo na atividade, obtendo mais profissionalismo e rentabilidade.
As aulas sÃo ministradas pela equipe técnica da atividade, que tem como base do conhecimento dados de pesquisas validadas em universidades e aplicados em fazendas leiteiras de todo país. Em três anos de programa, somente em Santa Catarina, formou 43 turmas.

Foto 20 –
Foto 21 –

deixe seu comentário