Um dia voltado à reflexão sobre o uso da água. Assim foi a sexta-feira, 22, para diversos alunos das escolas estaduais, municipais e particulares de São Miguel do Oeste, que participaram do evento comemorativo ao Dia Mundial da Água. Com o tema “A Água Nossa de Cada Dia” a atividade realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste por meio da Gerência de Saúde e demais parceiros, proporcionou diversão e conhecimento sobre o tema.
A atividade iniciou às 8h30, no auditório das entidades, do Centro Comercial AndrÔmeda. O engenheiro agrÔnomo da Cooperalfa, Clenoir Soares palestrou para mais de 200 alunos sobre “Uso Múltiplo da Agua x Sustentabilidade”. A noite, às 19h30min, foi realizado o lançamento do Manual das Águas com o consultor do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Matheus Tengaten. Em seguida, o palestrante Giovani José Teixeira, da Seara Alimentos, falou sobre “Agua virtual”.
Na abertura do evento, o diretor geral, Vilson Bratkowski destacou o uso de cisternas para captação da água da chuva. “Estamos tendo uma alta incidência de chuva, o que nos faz refletir ainda mais sobre a importãncia das cisternas para preservar a água em residências e, principalmente, em propriedades rurais”, menciona lembrando que o Governo do Estado disponibiliza programa que facilitam a construção de cisternas, como o Juro Zero na Agricultura.
Trabalhos expostos
O evento contou também com trabalhos expostos durante o dia, na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel de São Miguel do Oeste. Foram apresentadas dicas, projetos e trabalhos de estudantes das escolas parceiras, além de brincadeiras que interagiram com as crianças. Para a estudante da 7ª série vespertina da EEB São Miguel, Ana Paula da Silva, de 12 anos, a iniciativa trouxe diversão e conhecimento. “Tivemos uma tarde de integração com as brincadeiras e que agregaram informações de como preservar a água”, afirma.
A fiscal da Vigilãncia Sanitária da Gerência Regional de Saúde, Beatriz Soares, frisa que esta foi a primeira edição do evento, mas que as parcerias deram certo e a intenção é dar continuidade nos próximos anos. “Só temos que agradecer a todas as empresas, organizações, entidades e escolas que auxiliaram na realização do evento. É muito bom ver que o assunto mobiliza a comunidade”, declara.
deixe seu comentário