Home Atividade da SDR São Miguel do Oeste no Dia Mundial da Água movimenta município

Atividade da SDR São Miguel do Oeste no Dia Mundial da Água movimenta município

Última atualização 25 de março de 2013 - 08:32:33

Um dia voltado à reflexão sobre o uso da água. Assim foi a sexta-feira, 22, para diversos alunos das escolas estaduais, municipais e particulares de São Miguel do Oeste, que participaram do evento comemorativo ao Dia Mundial da Água. Com o tema “A Água Nossa de Cada Dia” a atividade realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste por meio da Gerência de Saúde e demais parceiros, proporcionou diversão e conhecimento sobre o tema.

A atividade iniciou às 8h30, no auditório das entidades, do Centro Comercial AndrÔmeda. O engenheiro agrÔnomo da Cooperalfa, Clenoir Soares palestrou para mais de 200 alunos sobre “Uso Múltiplo da Agua x Sustentabilidade”. A noite, às 19h30min, foi realizado o lançamento do Manual das Águas com o consultor do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Matheus Tengaten. Em seguida, o palestrante Giovani José Teixeira, da Seara Alimentos, falou sobre “Agua virtual”.

Na abertura do evento, o diretor geral, Vilson Bratkowski destacou o uso de cisternas para captação da água da chuva. “Estamos tendo uma alta incidência de chuva, o que nos faz refletir ainda mais sobre a importãncia das cisternas para preservar a água em residências e, principalmente, em propriedades rurais”, menciona lembrando que o Governo do Estado disponibiliza programa que facilitam a construção de cisternas, como o Juro Zero na Agricultura.

Trabalhos expostos

O evento contou também com trabalhos expostos durante o dia, na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel de São Miguel do Oeste. Foram apresentadas dicas, projetos e trabalhos de estudantes das escolas parceiras, além de brincadeiras que interagiram com as crianças. Para a estudante da 7ª série vespertina da EEB São Miguel, Ana Paula da Silva, de 12 anos, a iniciativa trouxe diversão e conhecimento. “Tivemos uma tarde de integração com as brincadeiras e que agregaram informações de como preservar a água”, afirma.

A fiscal da Vigilãncia Sanitária da Gerência Regional de Saúde, Beatriz Soares, frisa que esta foi a primeira edição do evento, mas que as parcerias deram certo e a intenção é dar continuidade nos próximos anos. “Só temos que agradecer a todas as empresas, organizações, entidades e escolas que auxiliaram na realização do evento. É muito bom ver que o assunto mobiliza a comunidade”, declara.

deixe seu comentário