O programa de educaçÃo física aplicado na escola de La Sierra High School produzia adolescentes com físico melhor preparado que de muitos fuzileiros navais de hoje em dia.
Os alunos eram categorizados com base na escala de cores: shorts brancos eram para novatos, enquanto o vermelho, azul, roxo e dourado sinalizavam maiores capacidades. Os alunos novatos faziam no mínimo seis pull-ups, enquanto hoje, um fuzileiro naval é provado em um teste de aptidÃo física com apenas três.
“O programa nÃo só constrói aptidÃo física, mas bons americanos.” Foi assim que a revista Look resumiu o programa de La Sierra High School de educaçÃo física, em janeiro de 1962.
A atençÃo que a mídia deu para o programa La Sierra foi tÃo grande que em 1962, o presidente Kennedy, preocupado com a saúde da populaçÃo, fez um apelo aberto para que outras escolas adotassem o programa também, e mais de 4 mil delas se inscreveram, abrindo espaço para mulheres participarem. A juventude americana pode ter sido a mais apta até a década de 1960, quando começou a perder determinaçÃo.
“John Kennedy afetou nossas vidas drasticamente. Ele tinha vigor, ele tinha senso de juventude, ele tinha energia. Ele ficou sabendo de La Sierra High School e transformou os alunos dela exemplos para transformar a America em um lugar melhor. Ele entendeu que se os americanos fossem saudáveis fisicamente, eles seriam também emocionalmente, mentalmente, espiritualmente e patrioticamente.” Tony Asaro, aluno de 1967.
Em 1983, quando a escola fechou as portas, os esforços do treinador LeProtti ficaram esquecidos. Mas há alguns anos, a marca de roupas Abercrombie & Fitch telefonou para Ron Jones, historiador sobre aptidÃo física, para perguntar sobre o vídeo que ele tinha compartilhado.
O video acabou tornando-se um viral e agora Jones e Orchard esperam que o filme ajude legisladores e educadores a re-avaliarem programas de atividades físicas em todo o país.
Assista o vídeo e sinta-se transtornado:
deixe seu comentário