Devido aos incidentes ocorridos no Gre-Nal 394, disputado no dia 2 de dezembro, pela última rodada do Brasileirão, Grêmio e Inter começarão o Campeonato Brasileiro 2013 desfalcados.
Um rojão arremessado pela torcida gremista na pista atlética do Estádio Olímpico e a expulsão de três jogadores (dois colorados, um gremista), mais o técnico Vanderlei Luxemburgo,resultaram emjulgamentoe puniçãovia Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD),oito dias depois da partida, a ambos os clubes.
Com isso, o Grêmio não poderá jogar na Arena diante do Náutico, em 26 de maio, mesmo dia em que o Inter vai até Salvador encarar o Vitória.
A equipe tricolor, na estreia,além do mando de campo, não contará com Luxemburgo — suspenso por um jogo —e nem com o zagueiro Saimon — suspenso por dois por ter sido expulso no Gre-Nal 394.
Mas o diretor jurídico do clube, Thiago Brunetto, diz que o Grêmio vai recorrer da decisão por ter identificado o torcedor que jogou o artefato da arquibancada. E se mostra otimista quanto a uma reversão da pena.
—Como a estreia é só no dia 26 de maio, estou otimista. Temos tempo hábil para apresentar a defesa — declarou, lembrando que, em casos semelhantes, clubes que perderam o mando de campo conseguiram reverter a pena devido à identificação do torcedor.
Já otime coloradonão terá a presença de seu centroavante, Leandro Damião, expulso após desferir cotovelada em Saimon, no início do segundo tempo da partida, que terminou sem gols. Muriel, também expulso no começo da etapa final, ao interceptar a bola com as mãos fora da área, foi o único absolvido. O técnico interino Osmar Loss também foi punido com duas partidas de suspensão.
Entenda o caso
No Gre-Nal 394, disputado no dia 2 de dezembro, no Estádio Olímpico, o goleiro do Inter Muriel foi expulso aos dois minutos do segundo tempo por interceptar a bola, chutada por Elano, em direção ao gol, com as mãos, fora da área.
Já o atacante colorado Damião desferiu uma cotovelada em Saimon e também recebeu cartão vermelho de Heber Roberto Lopes, aos 13 da etapa final.
O técnico interino do Inter Osmar Loss foi expulso por retardar o início do jogo, aos 46 minutos da etapa complementar. Ele chutou a bola para longe quando o zagueiro Saimon ia agarrá-la para efetuar a cobrança de lateral, o que gerou revide e a expulsão do jogador gremista.
Já o técnico Vanderlei Luxemburgo foi expulso pelo árbitro após invadir o campo para tentar conter o lateral-esquerdo Anderson Pico depois da expulsão do goleiro colorado Muriel. Os ãnimos se exaltaram e Luxemburgo tentou segurar Pico para que o jogador não fosse expulso.
O Grêmio também foi julgado devido a um rojão arremessado por um torcedor e que caiu próximo ao banco do Inter, durante o segundo tempo da partida. Conforme o clube, o torcedor foi identificado na segunda-feira posterior ao Gre-Nal, o que poderia eximir a entidade de responsabilidade pelo ocorrido.
Tabela
A tabela do Brasileirão foi divulgada nesta sexta-feira pela CBF e as datas podem sofrer alterações.
Veja tabela completa no site da CBF
deixe seu comentário