Home Após erro em mais de 109 mil boletos, Celesc orienta consumidores sobre pagamento de contas duplicadas

Após erro em mais de 109 mil boletos, Celesc orienta consumidores sobre pagamento de contas duplicadas

Última atualização 16 de janeiro de 2026 - 14:48:48

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) confirmou que mais de 109 mil faturas de energia elétrica foram emitidas de forma duplicada e entregues a consumidores em diferentes regiões de Santa Catarina no início de 2026. A companhia esclareceu, nesta quarta-feira (14), que o problema não se trata de golpe ou fraude, mas sim de uma falha pontual no processo de aprovação de notas fiscais.

De acordo com a Celesc, apenas as faturas impressas e encaminhadas por um fluxo específico do sistema foram afetadas. Contas enviadas por e-mail ou processadas por outros meios não sofreram impacto.

Diante da situação, a estatal divulgou orientações aos consumidores que receberam boletos em duplicidade. A principal recomendação é não realizar o pagamento duas vezes. Caso uma das faturas já tenha sido quitada, não é necessário efetuar novo pagamento, mesmo que o boleto continue aparecendo como disponível nos canais bancários.

A Celesc explicou que, após o pagamento, pode haver um prazo operacional até que o banco informe oficialmente a quitação ao sistema da companhia. Durante esse período, o boleto pode permanecer ativo, o que pode levar ao pagamento em duplicidade. Esse processo de confirmação pode levar alguns dias.

Se, por qualquer motivo, ocorrer o pagamento em dobro, a Celesc garante que o valor excedente será automaticamente identificado pelo sistema e compensado nas faturas seguintes, sem prejuízo ao consumidor.

Antes de efetuar o pagamento, a empresa reforça a importância de verificar os dados do boleto, especialmente o beneficiário, que deve constar como “Celesc Distribuição”. Em caso de dúvidas, a orientação é emitir a segunda via da conta exclusivamente pelos canais oficiais da companhia, como a Agência Web, aplicativo da Celesc ou atendimento presencial.

Fonte: ND+

Foto: Celesc/Divulgação

A companhia esclareceu, nesta quarta-feira (14), que o problema não se trata de golpe ou fraude, mas sim de uma falha pontual no processo de aprovação de notas fiscais

deixe seu comentário