O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lançou um aplicativo que permite a surdos pedir ajuda em casos de emergência. O “SOS Surdo” foi apresentada no Complexo Administrativo da Segurança Pública, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (26), no Dia Nacional do Surdo. O governador Carlos Moisés (PSL) acompanhou a apresentação da ferramenta.
Pelo aplicativo, o usuário pode selecionar a ocorrência que deseja ser atendida e acionar a equipe. As informações estão disponíveis em textos e vídeos, gravados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A ferramenta é para uso exclusivo dos surdos, que devem preencher um cadastro ao abrirem o aplicativo pela primeira vez, informando os dados pessoais, contato e endereço.
O app também possui reconhecimento da localização do usuário. Para evitar trotes e garantir a autenticidade de quem usa é preciso incluir fotos de documentos oficiais, além de uma imagem do usuário com o documento em mãos.
A ferramenta foi desenvolvida em software livre, com código aberto, o que permite que outras corporações possam utilizá-lo e irá ser disponibilizado para o sistema IOS e Android.
O aplicativo começou a ser desenvolvido pela Divisão de Tecnologia da Informação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em 2016. Foi desenvolvido em parceria com a comunidade surda catarinense, que ajudou a corporação a chegar na versão final.
deixe seu comentário