Home APAP e Escoteiros realizam ação educativa sobre maus-tratos a animais em Palmitos

APAP e Escoteiros realizam ação educativa sobre maus-tratos a animais em Palmitos

Última atualização 5 de maio de 2025 - 13:42:17

No último sábado (03), a Associação de Proteção aos Animais de Palmitos (APAP) realizou uma atividade educativa em parceria com o Grupo Escoteiro Gonçalves Dias, com foco na conscientização de crianças sobre os maus-tratos a animais. A ação aconteceu durante uma atividade regular dos escoteiros e reuniu as crianças em um momento de aprendizado e interação.

Durante a programação, representantes da APAP abordaram temas como o que configura maus-tratos, formas de denúncia e cuidados em situações de emergência com animais, como atropelamentos e envenenamentos. A presidente da APAP, Luana Deckmann, explicou que a atividade teve um formato adaptado para o público infantil.

“A gente falou de uma forma lúdica com as crianças sobre o que são maus-tratos, como denunciar, e também o que fazer em casos de acidente com um animal. Foi uma conversa para que elas entendam que maus-tratos não é só bater, mas também deixar um animal amarrado, sem carinho, sem cuidados”, destacou.

Outro ponto abordado durante o encontro foi a percepção social em torno de raças consideradas perigosas, como o pitbull. Para desmistificar esse conceito, a APAP levou ao local uma cadela da raça, que interagiu com os participantes. “Hoje em dia há uma ideia de que o pitbull é uma raça perigosa, mas isso é muito mais uma questão cultural. O que a gente vê é que, na maioria dos casos, esses animais são maltratados ou criados para serem bravos. Levamos uma pitbull super dócil para mostrar que o comportamento depende muito do ambiente em que o animal é criado”, afirmou Luana.

A atividade também contou com momentos de interação manual, como a produção de dobraduras, para ajudar na fixação dos conteúdos trabalhados. A APAP agradeceu ao Grupo Escoteiro Gonçalves Dias, aos chefes escoteiros e aos voluntários envolvidos pela oportunidade e parceria.

Fonte: TV Expresso

Foto: APAP

A ação aconteceu durante uma atividade regular dos escoteiros e reuniu as crianças em um momento de aprendizado e interação

deixe seu comentário