Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mondaí, desenvolve um trabalho tendo como base aproximar as famílias dos integrantes da instituição.
De acordo com a diretora, Vanessa Toebe, o projeto consiste em a família acompanhar o processo de ensino aprendizagem. “Neste projeto, o professor e colegas da turma visitam a residência uns dos outros para conhecer as realidades em que estão inseridos
Com o acesso direto da instituição a realidade do aluno, tem-se a possibilidade de entender o aluno de forma macro, não ocorrendo fragmentações que acabam nivelando todos no mesmo patamar. “Desta forma, respeita-se a Pessoa com Deficiência como um individuo que faz parte de uma família e da sociedade com suas próprias características e potencialidades”, ressalta Vanessa.
O resultado inicial do projeto é a integração da família com os colegas de aula. “A preparação do ambiente de casa pelos próprios alunos para recepcionar os amigos da escola, orgulho da família em relatar o que seu filho aprendeu na escola e, esta colocando em pratica na sua casa, tudo isso são ganhos”, avalia.
Segundo a diretora, o projeto está superando as expectativas inicialmente planejadas trazendo as famílias ao encontro da APAE e, querendo que seus filhos estejam presentes na instituição.
deixe seu comentário