Nascida no berço do Partido Comunista Brasileiro, a filha de Olga Benário Prestes e Luiz Carlos Prestes, Anita Leocádia Prestes, lançou na noite da última sexta-feira, dia 09, o livro “Luis Carlos Prestes, o combate por um partido revolucionário (1958-1990)”, nas dependências do salão paroquial em São Miguel do Oeste. Desde que a Anita e o pai Luiz Carlos Prestes romperam com o PCB, Anita dedicou-se ao trabalho acadêmico. Fora da atuação política desde 1979, ela destinou sua militãncia ao estudo e a pesquisa histórica dos comunistas brasileiros e em particular da atuação política de seu pai.
Conforme Anita, desde outubro do ano passado viaja pelo Brasil inteiro divulgando o legado de Luiz Carlos Prestes. Em São Miguel do Oeste é o 22º lançamento concretizado pela autora. “Considero importante à divulgação desta obra para contribuir com as novas gerações, com os trabalhadores e estudantes, isso porque a história contada nos livros didáticos e pela própria mídia com relação aos comunistas se tornou falsificada. Faço um resgate histórico de vários períodos que marcaram o PCB, e em particular o meu pai”, esclarece.
Durante o lançamento do livro, Anita recordou-se da mãe, Olga Benário, jovem militante comunista alemã, de origem judaica, a qual foi uma entre tantas mulheres que em decorrência da ideologia foi executada pelo regime nazista em um campo de extermínio.
deixe seu comentário