Um grupo de seis estudantes de Romelãndia conseguiu classificação para a 5ª Jornada de Foguetes a ser realizada na cidade de Paraí, no Rio de Janeiro, no próximo mês. A jornada reúne os melhores projetos de astronomia do país em busca de troféus, material pedagógico e pela honra de ser o melhor grupo do país. O grupo de estudantes é formado por Guilherme Buriol, Gian Zimmer, Guilherme Fereira, Matheus Furtado, Fernando Domingues e Marcelo Borghetti.
Os trabalhos são coordenados pelo professor Zilmar Perondi, que há cinco anos consecutivos classifica a Unidade Escolar e o município de Romelãndia entre os melhores projetos do país. Segundo ele, os alunos desenvolvem um foguete a base de garrafa pet, bicarbonato de sódio e vinagre ou limão. Perondi relata que no mês de maio o grupo participou da Mostra de Foguetes na Escola de Educação Básica Professor Hermínio Heusi da Silva, onde foi a escolhida a melhor equipe, definida a partir do maior lançamento horizontal, o qual alcançou 170 metros de distãncia.
O professor acrescenta que em Romelãndia o grupo de estudantes fará o lançamento do foguete provavelmente no mês de setembro e o evento será um dos 50 atos em comemoração ao cinquentenário do município. Em 2010 o município foi representado por um grupo de estudantes em Minas Gerais, na 2ª Jornada de Foguetes, onde conseguiu a décima quinta colocação a nível de Brasil. Também em 2010, o professor Zilmar Perondi participou da sexta a Jornada Espacial no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos-SP, onde um dos palestrantes foi o astronauta Marcos Pontes.
deixe seu comentário