Lideranças empresariais e políticas do Brasil, Argentina e Paraguai estarão reunidas em Chapecó a partir da segunda-feira (11/11) para participar do Fórum Internacional Agro Sem Fronteiras, evento que debaterá toda a cadeia produtiva, com palestras, rodadas de negócios e a instalação da Frente Parlamentar em Favor da Nova Rota do Milho.
Proposta pelo deputado estadual Marcos Vieira, a Frente Parlamentar reunirá parlamentares catarinenses, e também contará com o apoio dos parlamentares da Argentina do Paraguai. “E um evento importante para Santa Catarina e especialmente para o Grande Oeste, pois vamos reunir todos os interessados em um assunto que promete ser um novo ciclo de desenvolvimento para nosso Estado, já que vai influenciar todos os processos que envolvem o milho para consumo animal”, disse o deputado Marcos Vieira.
O Fórum, que é promovido pelo BRIPAEM – Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e empresários do Mercosul e pelo Fórum de competitividade e desenvolvimento da para a Região Oeste de Santa Catarina acontecerá de 11 a 14 de novembro, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes e contará com a presença da Ministra da Agricultura Tereza Cristina.
A intenção da criação da Frente Parlamentar é agilizar e fortalecer os entendimentos para a importação do milho consumido em Santa Catarina, que virá do Paraguai, passando por balsas pela Argentina e entrando via terrestre por Dionísio Cerqueira e abastecer todo o Estado. “Atualmente o milho vem do Centro Oeste brasileiro via terrestre, o que acaba gerando custos para a agroindústria. Com a nova rota esse valor será reduzido e vai beneficiar todo o nosso mercado, inclusive para o consumidor final”, explica o deputado Marcos Vieira.
Santa Catarina é o maior importador de milho do País e adquire por ano mais de 3 milhões de toneladas do cereal de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
A criação da Nova Rota do Milho ganhou força a partir de 2017, quando em Encarnacion, no Paraguai, foi realizada o encontro Conexão Transfronteiriça, que firmou um documento de intenções entre os três países. “Mas antes disso, estávamos estudando a Nova Rota do Milho há mais de um ano para que essa alternativa pudesse ser criada”, explicou Marcos Vieira, que também participou do evento.
Um dos palestrantes durante a instalação será a do presidente da Aurora Alimentos Mário Lanznaster.
A programação se inicia às 9h, do dia 11 e a instalação da Frente será feita a partir das 10h.
deixe seu comentário