Home Alesc convoca secretário de Educação para prestar esclarecimentos sobre plano de carreira

Alesc convoca secretário de Educação para prestar esclarecimentos sobre plano de carreira

ESTADO – O secretário estadual da EducaçÃo, Eduardo Deschamps, deverá prestar esclarecimentos no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sobre problemas decorrentes do plano de carreira e salários dos professores estaduais. A convocaçÃo de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT) foi aprovada pela Casa na terça-feira, dia 21, mas a data em que o secretário será ouvido ainda nÃo foi definida.
Segundo Luciane a categoria sempre foi contra o plano aprovado em dezembro do ano passado, “mas nÃo se imaginava que o impacto negativo seria tÃo rápido e profundo. O que tem ocorrido é que docentes de Santa Catarina nÃo apenas estÃo com os salários congelados, mas inclusive perdendo remuneraçÃo”, justifica.
Deschamps já havia sido convocado para falar à ComissÃo de EducaçÃo da Alesc em abril – também por requerimento da deputada Luciane, que é vice-presidente do grupo. Dois meses depois, entretanto, a visita ainda nÃo chegou a ocorrer. “Como nossa primeira convocaçÃo foi ignorada, buscamos dar ainda mais peso a ela. E é por isso que levamos o debate ao plenário. Antes, o secretário seria ouvido pelos deputados que integram a ComissÃo de EducaçÃo, e agora, será pelos 40 parlamentares”, explica.
A deputada ressalta que vem sendo procurada por inúmeros professores preocupados com a carreira desde a aprovaçÃo do plano. Ela afirma que questionará Deschamps sobre as previsões de recomposiçÃo da remuneraçÃo, e como isso poderá ser feito. “Queremos proporcionar uma carreira digna aos professores do estado. Quando o docente vê o seu ofício repetidamente atacado pelo poder público, perde a motivaçÃo e deixa de se qualificar, ou começa a buscar outros caminhos para seu desenvolvimento pessoal”, conclui.

deixe seu comentário