Home Agricultores tem menos de um mês para fazer o Cadastro Ambiental Rural

Agricultores tem menos de um mês para fazer o Cadastro Ambiental Rural

Última atualização 8 de abril de 2016 - 14:19:39
REGIÃO – Santa Catarina já está com quase 60% das propriedades rurais inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os órgÃos governamentais ligados ao tema estÃo mobilizados para que o Estado chegue a 5 de maio, data final do cadastramento, com o máximo de propriedades cadastradas. Quem ainda nÃo se cadastrou pode encontrar informações de como se cadastrar no site: www.cadastroambientalrural.sc.gov.br.
De acordo com o gerente de Recursos Minerais e Coordenador do Cadastro Ambiental Rural na Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), José Emídio Trilha Ribeiro Junior, em termos proporcionais, Santa Catarina é a líder nacional de cadastros realizados no país.
Até 21 de março, o Estado estava com 215 mil propriedades rurais cadastradas. Isso representa 4.300.000 hectares cadastrados de um total de 6.062.490 hectares passíveis de cadastramento. Os dados sÃo do Ministério do Meio Ambiente, Ibama e Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG). Em Santa Catarina a SDS emite mensalmente o boletim estadual com dados dos 295 municípios.
A nÃo realizaçÃo do CAR poderá restringir o acesso do proprietário/posseiro à linhas de crédito ou programas de fomento oferecidos pelo governo federal. Além disso, caso ele possua Reserva Legal (RL) e/ou Áreas de ProteçÃo Permanente (APP) a recuperar, estará sujeito às penalidades impostas pela legislaçÃo vigente e nÃo gozará de qualquer benefício previsto no novo Código Florestal, como a diminuiçÃo da área de RL a recuperar em determinados casos e, de computar a APP como RL.

SITUAÇÃO REGIONAL

Na regiÃo, os municípios que fazem parte da 29ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) estÃo numa maioria com 70% das propriedades cadastradas. No entanto, o engenheiro agrônomo da Epagri, Ruan Benvenutti, conta que em Palmitos a situaçÃo está complicada, pois apenas 44,41% das propriedade foram cadastradas, sendo que falta menos de um mês para o fim do cadastramento. “Os agricultores precisam fazer o quanto antes o cadastro, já que o mesmo só traz vantagens”, afirma.
No Estado, os municípios mais bem colocados sÃo: Águas Mornas, Iporà do Oeste, Atalanta. Na ADR de Palmitos o município mais bem colocado é Cunha Porà com 73,40 % do território cadastrado. Seguido pelo município de Cunhataí 73,29 %, SÃo Carlos 72,72 %, Riqueza 71,98 %, Mondaí 70,11 %, Caibi 68,72 %, Águas de Chapecó 53,85 %, e Palmitos 44,41%.

deixe seu comentário