BANDEIRANTE
Os agricultores de Bandeirante participaram terça-feira, dia 6, de uma oficina que ensinou a construir e usar o carneiro hidráulico. Segundo a extensionista da Epagri, Francisca Freiberger, o carneiro hidráulico é um dos dispositivos mais práticos e baratos para bombear água. “É um equipamento de funcionamento automático, que dispensa o uso de energia elétrica ou de combustível fóssil”, explica a extensionista. O equipamento é construído com uma garrafa pet e outras peças hidráulicas, como válvulas, nípel, canos de PVC e registro.
Francisca explica que o equipamento pode ser utilizado para o fornecimento de água para o gado nas pastagens. “Assim os animais não têm acesso aos mananciais e evita-se degradações”, diz. O carneiro hidráulico também pode ser utilizado para o fornecimento de água para hortas, galpões e outros locais com uma distãncia de até 250 metros. A técnica é recomendada por ser uma alternativa barata, que não gera impactos ambientais, além de racionalizar o trabalho humano.
Após a aula teórica, foi construído e instalado um carneiro hidráulico na propriedade do agricultor Valmir Petry. A atividade faz parte do evento comemorativo dos 10 anos da Epagri em Bandeirante e reuniu 25 pessoas, entre agricultores, estudantes, professores e técnicos, na Linha Prata.
deixe seu comentário