O agricultor Paulino Ervino Sulzbach, detido após matar um assaltante durante uma tentativa de assalto, foi liberado provisoriamente por decisão judicial, nesta quinta-feira (4), e vai responder o processo em liberdade. Por volta das 12h, os moradores de Saudades , no Oeste de Santa Catarina, estavam reunidos em frente ao Fórum da cidade em defesa do agricultor, aguardando a sentença da juíza. De acordo com a sentença expedida, a mobilização da população foi um ponto forte para decisão. O agricultor passou a noite na Delegacia de Pinhalzinho, também no Oeste.
O agricultor, juntamente com um grupo, evitou um assalto ao centro comunitário da Linha Santo Afonso. De acordo com Liane Vitalli, esposa do prefeito da cidade, o agricultor reagiu quando o ladrão tentou atingi-lo com um facão. “O grupo esperou a Polícia chegar ao local e explicou a situação”, contou Eliane. O agricultor foi detido e levado para a Delegacia de Pinhalzinho, cidade vizinha. Ele seria encaminhado para o presídio de Chapecó, mas na noite desta quarta (3) a comunidade fez uma manifestação em frente a delegacia e não permitiu que o homem fosse levado.
Segundo Juliana de Oliveira, assessora jurídica do município, o agricultor, de 46 anos, vai responder o processo em liberdade, seguindo as medidas cautelares previstas na sentença. De acordo com a assessora, o homem não tem antecedentes criminais e estava tentando proteger o patrimÔnio público, o que não justificaria a manutenção dele na prisão. O agricultor tem problemas de coluna e de hipertensão, por isso foi encaminhado para o hospital, onde deverá permanecer durante 48h. Assim que ele tiver alta, poderá ir para casa.
“Há um sentimento de injustiça. Na mesma noite, uma outra casa foi assaltada e o aparelho de som de um carro foi furtado. A cidade é muito pacata, não costumamos nem trancar as portas. Porém, de uns tempos para cá, está ocorrendo esta série de assaltos”, disse Liane.
O prefeito de Saudades, Daniel Kothe, esteve em reunião com o secretário de Segurança Pública do estado na tarde desta quinta-feira (4). Segundo o prefeito o objetivo foi tratar da onda de assaltos que tem ocorrido na cidade. Segundo o prefeito, a localidade era bastante tranquila, mas não há um responsável pela delegacia na cidade e os policiais estão com jornada reduzida, já que não podem fazer hora extra.
deixe seu comentário