Home Agricultor de Caibi investe na produção de vinho colonial

Agricultor de Caibi investe na produção de vinho colonial

Última atualização 21 de outubro de 2016 - 09:51:44
CAIBI

Após muitos anos se dedicando à produçÃo de leite, milho e fumo em sua propriedade de 50 ha, localizada no município de Caibi, o agricultor Neuto José Nuncio e a esposa Aneli Maria Nuncio deram uma guinada na vida. Apaixonado pela produçÃo de vinho, atividade que desenvolvia de forma artesanal no porÃo de sua casa, o casal, em 2013, decidiu se dedicar à produçÃo comercial de vinho. Com apoio do SC Rural, a atividade se profissionalizou, eles criaram a Cantina Nuncio e a produçÃo saltou de 600 litros em 2013 para 9,6 mil litros em 2015.
A mudança começou em 2014, quando o casal recebeu recursos do SC Rural no valor de R$ 25.663,00 para investir na Melhoria do Sistema de ProduçÃo da Uva. Eles ampliaram a área de parreiras em 0,5 ha, adquiram materiais de construçÃo e equipamentos para estruturar a cantina e se adequar à legislaçÃo. Segundo Nuncio, o apoio financeiro do SC Rural e a orientaçÃo técnica prestada pelos extensionistas da Epagri de Caibi e do Programa GestÃo de Negócios e Mercado foram fundamentais para chegar à situaçÃo atual da Cantina Nuncio.
Nuncio é sócio da Cooperativa de Agricultores e ProduçÃo Agroindustrial Familiar de Caibi (Coapafac). Conforme o engenheiro-agrônomo Mateus Luiz Seganfredo, secretário Executivo Regional do Programa SC Rural na UGT-9, com a orientaçÃo dos extensionistas da Epagri de Caibi, Neuto participou do Projeto Estruturante apresentado pela Coapafac. Após a reestruturaçÃo da propriedade e do negócio, a produçÃo de vinho ampliou consideravelmente. Para a próxima safra a família pretende produzir dois mil litros de sucos de uva e 9,5 mil litros de vinho, diversificando a oferta de produtos fabricados de forma artesanal e com a qualidade típica dos produtos da agricultura familiar.

deixe seu comentário