Home Agentes de Saúde recebem treinamento em DST’s e Hepatites Virais

Agentes de Saúde recebem treinamento em DST’s e Hepatites Virais

Última atualização 25 de julho de 2012 - 16:15:49

SÃO MIGUEL DO OESTE

Equipes da secretaria de saúde de São Miguel do Oeste estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 25, no salão nobre da prefeitura, para Treinamento sobre DST/Aids e Hepatites Virais. Conforme o secretário de Saúde, Alfredo Spier, no próximo dia 28 são desenvolvidas atividades alusivas ao Dia Mundial das Hepatites Virais, por isso estiveram reunidos agentes comunitários de saúde, da Vigilãncia Ambiental (dengue) e da Vigilãncia Sanitária. Mas, segundo Spier a intenção da secretaria é trabalhar na prevenção diária de Doenças Sexualmente Transmissíveis ( DST´s), com foco na Hepatite B.

No encontro, a enfermeira do Ambulatório DST/Aids e Hepatites Virais, Juliana Pinheiro, repassou informações e orientações a respeito das DST´s e, principalmente, sobre as Hepatites Virais, considerando que esta é uma região endêmica para Hepatite B, existindo no município mais de 500 casos notificados. Foram apresentados ainda, dados das incidências das DST´s com foco no HPV, HIV e Hepatite B, além de formas de prevenção, diagnóstico, tratamento e a melhor forma para orientar os pacientes.

Spier destaca a importãncia das pessoas com idade abaixo de 29 anos procurarem a vacina para a Hepatite B, bem como toda a população que nunca realizou o exame para que o façam. Juliana informa que o chamamento está sendo feito para o grupo que inclui a população abaixo de 29 anos, além de manicures e pedicures, profissionais da saúde e profissionais do sexo, os quais tem acesso a vacina, no posto de saúde central (vacinas) e nas unidades. Bem como aos exames de hepatites de forma descentralizada em todas as unidades e nas campanhas como Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde do Adolescente.

A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste junto com o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, é atualmente referência para os 33 municípios da região em termos de atendimento de casos já confirmados de Hepatites Virais.

deixe seu comentário