O sistema consiste na implantação de um Chip Digital nas residências, o qual já abrange 99% das casas do município, que irá facilitar o acesso às informações sobre a saúde dos moradores por meio de tablets e um sistema sincronizado
Com o objetivo de atualizar as informações dos cadastros das famílias, as condições de moradia e saneamento e situações sobre a saúde da família, o município de Belmonte está implantando o projeto piloto do novo Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab). Na semana passada agentes comunitários da saúde participaram de uma capacitação com as empresas responsáveis pela implantação do sistema, a I9K e a HUB2B, de Chapecó. O treinamento serviu para esclarecer dúvidas e detalhar o funcionamento do projeto.
O sistema consiste na implantação de um Chip Digital nas residências, o qual já abrange 99% das casas do município, que irá facilitar o acesso às informações sobre a saúde dos moradores por meio de tablets e um sistema sincronizado. A base de dados estará disponível online, o que foi definido como parte de ações estratégicas do Ministério da Saúde para fornecer informações que subsidiam a tomada de decisões pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a sua implantação inicial, foi investido cerca de R$ 7.900,00 entre a aquisição dos tablets e a instalação do sistema.
Conforme o Secretário de Saúde, Vanderlei Peloso, o sistema permite um monitoramento que favorece a avaliação da saúde no município. “Este é o projeto piloto do sistema para que possamos, junto com as empresas, avaliar e acompanhar o funcionamento. Com isso, podemos investir, reformular e articular estratégias para a melhoria da atenção básica à saúde dos belmontenses”, enfatiza Peloso.
deixe seu comentário