A equipe de profissionais da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, que atuam no setor de Combate a Dengue, está realizando um trabalho mais detalhado a partir do início das atividades em micro-áreas.
Desde o início de agosto, o sistema de trabalho foi dividido em 13 micro-áreas, onde há um agente da dengue atuando em cada local. Esse agente é supervisionado por dois profissionais que acompanham todas as ações, inclusive se a visita domicílio tem sido realizada.
Conforme a coordenadora da equipe, Rafaela Perondi, a expectativa é melhorar ainda mais o trabalho de prevenção, considerando que São Miguel do Oeste registrou um número alto de focos no início deste ano. “A orientação dos profissionais e o cuidado por parte dos moradores contribui e muito para erradicar os focos tão frequentes em nosso município”, observa ela.
Rafaela explica que os agentes estão visitando as residências e fazendo uma vistoria em residências, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais, a qual deve ser assinada pelo proprietário ou responsável do imóvel.
Caso o agente não encontre ninguém em casa é deixado um bilhete informativo solicitando que o morador entre em contato e agende um horário para a vistoria.
Rafaela lembra que a divisão em micro-áreas possibilitará que o agente exija mais compromisso da comunidade, considerando que as visitas serão realizadas sempre pela mesma pessoa, o que permite também criar um vínculo com as famílias.
“O objetivo da divisão é atingir o máximo de famílias, por isso o agente terá um horário flexível para conseguir visitar todas as casas. Vale lembrar que, anteriormente, encontrávamos muitos imóveis fechados os quais poderiam oferecer riscos para a sociedade e contribuir para a proliferação do Aedes aegypti”, destaca.
As micro áreas abrangem de 1.100 a 1.200 imóveis e estão localizadas da seguinte maneira:
Micro área 1- Bairro Agostini e área do Centro próxima ao bairro;
Micro área 2- Bairro Estrela mais área do Centro próxima ao bairro;
Micro área 3- Bairro São Sebastião mais parte do Centro, localizada próximo a Willy Barth;
Micro área 4- Bairro Andreatta, parte do Centro e de área do São Gotardo;
Micro área 5- Bairro São Jorge;
Micro área 6 – Bairro Jardim Peperi e parte do São Jorge;
Micro área 7 – Bairro São Luiz e parte do São Jorge;
Micro área 8 – Bairros Sagrado Coração, Morada do Sol e São Francisco;
Micro área 9 – Bairro Salete e parte do Agostini;
Micro área 10 – Área do Centro e parte do São Jorge;
Micro área 11 a 13 – localizadas no Centro;
deixe seu comentário