Segundo o novo boletim epidemiológico da dengue emitido dia 30 de outubro, Cunha Porã registra 109 notificações, sendo 15 casos confirmados, os dados foram repassados na segunda-feira, 30, por meio do Setor de Endemias.
Sendo assim, o período de altas temperaturas e muita chuva tende a aumentar a proliferação do mosquito, assim, atenção e cuidados devem ser redobrados. “É sempre importante que as ações de prevenção e combate sejam mantidas e de maneira eficaz. A atuação dos agentes de saúde e de combate às endemias e a da população é necessária para que não vire uma epidemia. O mosquito da dengue deve ser combatido todos os dias”, pontua a Coordenadora do Controle de Endemias, Ângela.
O setor de Endemias, emitiu alerta para que a população redobre os cuidados para evitar novos criadouros do mosquito transmissor da doença durante a celebração de Finados.
A recomendação é para que as pessoas evitem colocar vasos nos cemitérios, caso coloquem vasos os mesmos não podem acumular água e não devem ter plástico entorno.
Segundo a coordenadora Angela, alguns cemitérios da cidade não permitem que as pessoas deixem vasos ou outros objetos nos túmulos, mas naqueles em que não há proibição é importante garantir que nenhum objeto deixado acumule água.
Orientações para a população
A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, que resultam em desidratação.
Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.
A orientação da Secretaria de Saúde para pacientes com sintomas da dengue é a busca pelos centros de saúde. Veja algumas das medidas de prevenção:
1.Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser
criadouros;
2.Tampe os tonéis e caixas d’água;
3.Mantenha as calhas limpas;
4.Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
5.Mantenha lixeiras bem tampadas;
6. Evite pratos nos vasos de plantas ou coloque areia até a borda;
7. Guarde pneus em locais secos e cobertos;
8. Trate com cloro e limpe a piscina semanalmente.
deixe seu comentário