Home ACIP Palmitos participa do Congresso Empresárial da FACISC que reuniu cerca de 1,2 mil empresários em Florianópolis

ACIP Palmitos participa do Congresso Empresárial da FACISC que reuniu cerca de 1,2 mil empresários em Florianópolis

Última atualização 1 de outubro de 2015 - 13:57:43
A FACISC realizou nos dias 27, 28 e 29 de setembro, em Florianópolis no CostÃo do Santinho, o Congresso Empresarial da FACISC e o 2º Fórum CACB Mil. O evento, que reuniu cerca de 1,2 mil empresários de todo o Brasil, teve o objetivo de promover a aproximaçÃo de líderes empresariais e entidades de todo o Brasil para troca de informações entre os representantes das diversas associações empresariais do país.

A jornalista e apresentadora de TV, Míriam LeitÃo, fez a palestra de abertura do evento e abordou a conjuntura política e econômica do Brasil e as perspectivas futuras para o País. Miriam apresentou dados sobre a inflaçÃo, dólar, PIB, recessÃo, desemprego, encolhimento da indústria, e outros os fatores que inibem o consumo, como o custo logístico que tem aumentado muito nos últimos anos. “Todos os governos aumentaram a carga tributária. Isso nÃo é somente desse governo. A saída é corrigir os rumos e ter visÃo estratégica e o momento de crise é a hora que os empresários têm a sua capacidade exigida ao máximo”, declarou a jornalista.Miriam destacou a biodiversidade do Brasil com sua abundância hídrica, o potencial de energia eólica e solar como diferenciais e possíveis caminhos para a superaçÃo do País. “Podemos passar por uma crise, mas o Brasil tem enormes potencialidades. Precisamos ter um plano e nos informar para onde vamos”, pontuou.Miriam concluiu a palestra destacando a importância das Associações Empresariais para o país. “As associações sÃo muito importantes para a economia, pois nÃo dependem do dinheiro público e representam toda a capilaridade empresarial nÃo somente o grande, mas também os pequenos. Vocês Associações, representam a verdadeira economia e estas entidades ajudarÃo o pais atravessar as dificuldades”, concluiu.
O 12º encontro Nacional do Empreender aconteceu na manhà da segunda-feira, 28/9, e chamou a atençÃo dos representantes pelos resultados apresentados pelos empresários participantes. Foram apresentados cases de sucessos do Programa Empreender através dos Núcleos Setoriais em todo o Brasil.
Na tarde da segunda-feira, 28/9, tendo como tema central a GestÃo em tempos de crise, o Ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, apresentou dados sobre as complicações decorrentes da burocracia brasileira e as ações que vem sendo realizadas para simplificar a vida do empresário e da sociedade. “NÃo é aumentando impostos que vamos resolver os problemas do país, é simplificando e diminuindo os custos, pois quando todos pagam menos, o governo arrecada mais”, declarou o ministro.Afif citou como exemplo o número de procedimentos para abertura de empresas no Brasil, que é feito em 12 etapas, enquanto em Portugal sÃo necessários apenas três procedimentos. Além disso, os documentos exigidos do cidadÃo também sÃo os mesmos exigidos 30 anos atrás. “A estrutura do Estado nÃo conversa entre si e cada órgÃo vai criando seu banco de dados. Chega a beirar o ridículo quando se trata da apresentaçÃo dos documentos. Somos empurrados para a informalidade devido à complicaçÃo”, afirmou Afif.Segundo o ministro para fazer acontecer é preciso priorizaçÃo e vontade política. “Precisamos ter integraçÃo entre os poderes empoderando as respectivas estruturas, para aprimoramento de atitudes e valores”, destacou.Afif afirmou ainda que é necessário voltar a acreditar na palavra do cidadÃo. “Em vez de se colocar o falsário na cadeia, exige-se que o honesto prove com certidões que é verdadeiro. É preciso unificar a relaçÃo do Estado com o cidadÃo, dar acesso aos serviços públicos em um único lugar e ter uma central de informações compartilhada em todos os órgÃos”, declarou o ministro.De acordo com o ministro as mudanças precisam ser feitas aos poucos. “Quando se trata de atacar a burocracia tem que se fazer aos poucos, pois um boi se engole aos bifes”, afirmou Afif.
A Posse da Diretoria da FACISC aconteceu na noite de 28/09 com solenidade seguida de jantar. O empresário Ernesto JoÃo Reck de SÃo Lourenço do Oeste assumiu novamente a presidência da FACISC. Reck ficará por mais dois anos à frente da maior entidade empresarial do Estado. Empossado também na Diretoria da FACISC o Presidente da ACIP Palmitos Elson Otto.

O evento também empossou as diretorias do CEJESC – Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC destacando a participaçÃo do Núcleo do Jovem Empreendedor de Palmitos no Congresso, CEME – Conselho Estadual da Mulher Empresária onde teve a participaçÃo do Núcleo da Mulher Empresária de Palmitos, CONCEX – Conselho Estadual dos Núcleos de Comércio Exterior, NURI – Núcleo Regional de Imobiliárias, NEA – Núcleo Estadual de Automecânicas, e FundaçÃo Empreender.
Na programaçÃo incluiu o 10º Workshop de MediaçÃo e Abitragem da CBMAE, o 12º Encontro Nacional do Empreender, 15º Encontro Catarinense do Jovem Empreendedor e 21º Encontro Estadual de Mulheres Empresárias e ReuniÃo Nacional de Assessores Jurídicos, entre outros.




deixe seu comentário