Foto: Reprodução
A Horus Faculdades, preocupada com a formação de seus acadêmicos, os incentiva a encarar desafios ligados à sua formação, para que estes façam adiferença na sua vida profissional, qualificando de forma eficiente para o mercado de trabalho.
Desta forma, os acadêmicos de Engenharia Civil da Horus foram desafiados a participar de forma voluntária na elaboração de um projeto social idealizado pelas seguintes instituições: Cooperativa de Crédito – Sicredi e Administração Pública de Cunha Porã, através do gerente Rodrigo Bertei, prefeita Luzia Iliane Vacarin, o vice-prefeito Rafael Augusto Boer e o secretário de Indústria, Comércio e Prestação de Serviços Ariel Henn.
A proposta consistia em elaborar um projeto de revitalização da Praça da Juventude de Cunha Porã, exigindo conhecimento das diversas áreas da Engenharia e também da Arquitetura. Além disso, os acadêmicos se prepararam estudando a história da cidade para interligar as referências das instituições parceiras e resgatar referências que agregaram conceitos históricos ao projeto.
Um dos conceitos utilizados foi a Rosa dos Ventos, proposto ser o marco zero do Projeto de turismo “Velho Oeste – Circuito de Cicloturismo”. Explorando este conceito, foi projetado um ponto de encontros dos ciclistas na praça e criado na calçada o logotipo da Rosa dos Ventos e o espaço para descanso dos ciclistas com suportes para as bicicletas. A colonização alemã é conceituada através da sugestão de um gazebo de madeira, com telhado em sete águas, representando os sete princípios da Cooperativa Sicredi que estarão descritos no interior da construção.
Outro conceito trabalhado foi o nome “praça da Juventude”, sugerindo o hashtag 'eu amo Cunha Porã', trazendo um aspecto jovem a atual para o projeto. O logotipo da Sicredi também foi sugerido em forma de canteiro onde evidencia a parceria entre as instituições.
No projeto, a fonte de água traz o conceito dos ciclos de renovação e vida. Outros símbolos que já existiam na praça foram realocados em pontos estratégicos para uma melhor evidência. Foi sugerido também a iluminação temática para os meses especiais como outubro Rosa, novembro Azul, Natal e outros.
Segundo os acadêmicos, o maior desafio foi criar a harmonia entre os conceitos, e a maior satisfação foi poder contribuir para um projeto que vai embelezar a cidade e tornar-se um cartão postal. Desta forma, os acadêmicos sentem-se orgulhosos em concluir o projeto arquitetônico que foi muito além de um desafio, isso porque eles puderam participar de forma ativa da praça que eles e seus filhos irão usufruir futuramente, desenvolvendo o sentimento de orgulho e da colaboração na construção de um ponto de referência da cidade.
Para os acadêmicos Dieyson Tomiosso Guzatti, João Carlos Babaresco, Marcos Pilz e Ramires Franz, ser desafiado é o que os motiva e quando o desafio vem com um propósito, apesar das dificuldades que surgem no caminho, o processo de desenvolvimento é prazeroso e o resultado traz a sensação de missão cumprida.
A Horus Faculdades se orgulha de seus acadêmicos e professores, e acredita que resultados como esse só acontecem pela transcendência do conhecimento teórico ministrado nas aulas para o campo da prática.
Desta forma, agradece a Cooperativa de Crédito Sicredi e ao governo municipal de Cunha Porã pela confiança depositada na instituição, oportunizando a participação dos acadêmicos nesse projeto grandioso em tamanho e significado.
deixe seu comentário