Uma abertura simples, mas muito calorosa. Assim foi o cerimonial que abriu a 31ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para atletas de 12 a 14 anos, na manhã desta quarta-feira, 24, em São Miguel do Oeste. Dança, música e provas de atletismo, antecedendo as apresentações artísticas, deram o tom da cerimÔnia que contou com inúmeras autoridades, entre elas o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, representando o governador Raimundo Colombo. Também estiveram presentes o presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Júnior; o prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar; o deputado estadual Maurício Eskudlark; e o diretor geral da SDR de São Miguel do Oeste, Vilson Bratkowski.
Realizada na pista de Atletismo do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec) do Exército, a cerimÔnia começou com apresentações debreak e rapexecutadas pelos artista locais, o MC Michel e o B.Boy Xande. A cantora mirim Jullye Pacheco, também da cidade, brindou os atletas com a canção “Celebrar”.
Em seu discurso o secretário Beto Martins lembrou que o esporte não se limita apenas aos resultados esportivos. “Um evento como os Jesc promove inclusão social aos jovens e também fluxo turístico e econÔmico ao município sede, por isso um evento como esse, que envolve em todas as suas fases quase 150 mil jovens, é tão importante para o Governo do Estado”, explicou.
Já o presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Júnior enfatizou que o Governo de Santa Catarina investe cerca de R$ 5 milhões nos Jesc, mas, segundo ele, é um investimento que dá retorno. “Já revelamos grandes atletas para o Brasil por meio da Olesc. É um evento importante porque trabalha com o esporte na escola, que tem lá na ponta o professor”. O presidente encerrou seu discurso parabenizando o professor por promover bem o esporte escolar de Santa Catarina.
Além do cerimonial de abertura, o primeiro dia de competição dos Jesc foi caracterizado pelas estreias do atletismo, ciclismo, judÔ, natação e xadrez. Os jogos terminam sábado, 27, e são uma realização do Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste e as Secretarias de Desenvolvimento Regional. Em São Miguel são 1.566 estudantes de 12 a 14 anos, de 441 escolas de 141 municípios disputando atletismo, futsal, handebol, vÔlei, basquete, natação, badminton, tênis de mesa, judÔ, xadrez, ciclismo e ginástica rítmica.
deixe seu comentário