A troca de farpas entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis, colegas de Assembleia, Angela Albino (PC do B) e Cesar Souza Junior (PSD), chamou a atenção para as faltas dos deputados estaduais na sessões. Em 2012, os 48 deputados que ocuparam uma cadeira na Assembleia somaram 654 faltas em 96 sessões. levantamento foi feito com base nos dados do Portal Transparência da AL.
As ausências devem ser justificadas para que o salário não seja descontado. Mas em 54,74% das faltas deste ano, as razões apresentadas pelos parlamentares são genéricas, ou seja, sem a descrição do compromisso realizado pelos deputados. De acordo com o presidente da Al, Gelson Merisio (PSD), o deputado deve enviar um ofício com a justificativa, em que as atividades realizadas no horário da sessão devem estar detalhadas.
—A atividade parlamentar é de plenário e de representação. Então, se ele estiver participando de um evento de uma associação comercial em sua cidade, por exemplo, justifica que está lá — diz Merisio.
O presidente admite que as informações do site estão resumidas e diz que não vê problema em disponibilizar as justificativas completas contidas nos ofícios assinados pelos parlamentares.
— É uma pergunta pertinente. Não teria nenhum problema estar na internet. É uma coisa para aprimorar— considerou.
deixe seu comentário