Home 20 melhores coisas que você pode fazer por sua pele

20 melhores coisas que você pode fazer por sua pele

Última atualização 3 de setembro de 2012 - 15:28:52

Sua pele é seu cartão de visita, e mantê-la sempre pronta para uma exibição pública não é tarefa fácil. Você tem que lutar contra a acne, os efeitos nocivos do sol, os pelos indesejáveis, o ressecamento — ou todas as alternativas anteriores. Mas a boa notícia é que você vai produzir cerca de mil novas camadas de pele ao longo da vida, então ainda terá muitas chances de deixá-la macia e luminosa. Para ajudá-la nessa missão selecionamos as 20 dicas fáceis de adotar.

1. Prepare-se
Se a sua pele não conseguir aproveitar os produtos superpotentes que você aplica nela, seu investimento vai por água abaixo. “A pele fica mais receptiva aos tratamentos quando os poros estão desobstruídos”, diz a dermatologista Denise Steiner, autora do livro Beleza Levada a Sério (Ed. Celebris, 112 págs.). “Antes de aplicar um creme, limpe o rosto com um produto de pH alcalino, que se liga aos resíduos e faz com que eles sejam enxaguados”, indica a médica. Os que contêm ácido hialurÔnico ou glicerina limpam a pele sem ressecá-la. “Outra forma de potencializar a ação dos ativos é utilizar um hidratante em seguida à aplicação do produto com o ativo mais importante”, diz Ranella Hirsch, presidente da Sociedade Americana de Cosmética Dermatológica e Cirurgia Estética.

2. Vá de vermelho
Um estudo conduzido por pesquisadores das universidades britãnicas de Manchester e de New Castle descobriu que quem come cinco colheres de sopa de polpa de tomate todos os dias tem 33% mais proteção contra queimaduras de sol. Não é desculpa para abandonar o protetor solar, mas uma boa razão para ir à sua cantina favorita.

3. Respire fundo
Não que você precise de mais motivos para se preocupar, mas é mesmo verdade que o stress afeta a sua pele. Pesquisadores da Universidade de Manchester comprovaram esse fato por meio do teste de tensão mais assustador: falar em público. Amostras de pele de voluntários foram colhidas antes e depois de uma apresentação. A pele estressada apresentou uma queda de 16,4% na atividade das células que regulam nossa capacidade imunológica. Já que você não pode proteger sua pele de uma pane do PowerPoint, cuide dela.

4. Maneire no brigadeiro
Se você não resiste a um bolo de chocolate numa tarde chuvosa, leia com atenção esta nota. Um grupo de pesquisadores da Universidade RMIT, na Austrália, propÔs uma dieta rica em proteínas e com baixo índice glicêmico a 23 pessoas que tinham acne. Após 12 semanas, os participantes tiveram 21,9% menos espinhas, contra uma redução de 13,8% do outro grupo, que ingeriu uma dieta rica em carboidratos. BÔnus: todos os participantes do primeiro grupo emagreceram! Embora os pesquisadores ainda não consigam dizer se o que reduziu a acne foi a perda de peso ou a alimentação, fortes indícios apontam o segundo fator. “Gorduras e açúcares despertam a produção de citocinas, substãncias inflamatórias”, afirma Denise. Aumente a ingestão de proteínas magras e evite alimentos de alto índice glicêmico (como doces e batatas fritas).

5. Tome um banho eficiente
“A cada vez que você sua, seu corpo produz mais sebo, que obstrui os poros”, explica a dermatologista americana Audrey Kunin, fundadora do site www. dermadoctor.com. Se você está tentada a pular o banho após o treino da hora do almoço, saiba que as bactérias se alimentam do suor. Tome banho de água fria e use sabonete líquido com triclosan. “O triclosan tem função bactericida e não desequilibra o manto de proteção da pele, ao contrário dos ácidos glicólico e salicílico”, explica a dermatologista Adriana Leite, consultora de Women’s Health.

6. Eleja suas prioridades
“Não há necessidade de comprar um removedor de maquiagem caríssimo com os ativos do momento”, garante o fotobiólogo Daniel Yarosh, autor de The New Science of Perfect Skin (A nova ciência da pele perfeita), inédito no Brasil. “Eles ficam na sua pele por tempo insuficiente para trazer benefícios. “Produto de limpeza tem que ter apenas ação de limpeza, por isso enxágue o rosto após passar o demaquilante”, diz Denise. Dê preferência a formulações sem álcool e com pH próximo ao da pele.

7. Blinde os lábios
Seus lábios têm uma das peles mais finas do seu corpo, por isso precisam de proteção extra. Um questionário aplicado pela Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica revelou que apenas 47% dos entrevistados passam bloqueadores na boca. Má notícia: “Quando o cãncer de pele se inicia nos lábios, tem mais chances de se espalhar para outras partes do corpo”, afirma Erin Welch, professora assistente de dermatologia da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

8. Consuma A e C
Poderíamos encher um corredor de supermercado com pesquisas apontando os benefícios de frutas e vegetais na proteção e na restauração da pele. Inclua no prato alimentos com vitaminas A e C e terá a recompensa estampada no rosto. “Com poder antioxidante, elas neutralizam os efeitos nocivos do meio ambiente, como a poluição”, explica Denise Steiner. Alimentos campeões: folhas verdes, melão-cantalupo, frutas cítricas, mirtilo, morango e pimentão.

9. Combata o envelhecimento
Não espere o primeiro pé-de-galinha aparecer para comprar seu potinho. Afinal, envelhecemos todos os dias. Aos 20 e poucos anos, a reprodução celular está no auge, o que não quer dizer que você possa se descuidar. “Aconselho o uso de produtos com vitamina C para combater os radicais livres”, diz Denise.

10. Troque o leite
Se você luta contra a acne, o leite pode estar aumentando seus problemas. Três grandes estudos descobriram que, quanto mais leite os adolescentes tomam, pior fica o quadro. Os hormÔnios presentes no leite de vaca seriam os culpados. E mulheres nos seus 20 ou 30 anos também estão suscetíveis. “Você pode perceber uma melhora reduzindo a ingestão”, indica o médico nigeriano Clement Adebamowo, líder dos estudos. “Tente substituir por leite-de-soja.”

11. Extermine os pelos
Depilação sem dor soa tão falso quanto aqueles e-mails dizendo que você ganhou um carro? Esse investimento não é uma cilada se você souber exatamente o benefício que pode esperar: estudos mostram que um ativo chamado eflornitina, comercializado nos Estados Unidos sob o nome de Vaniqa, e disponível em importadoras, reduz os pelos do buço e do queixo em quase 60%. “Eles afinam e demoram quase o dobro do tempo para crescer novamente”, diz o dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo. Em dois estudos em que o creme foi associado ao laser, a remoção dos pelos foi ainda mais eficiente. Mas os indesejados voltam a crescer se você interromper o uso do produto.

12. Seja natural
Há mais produtos querendo se passar por “natural” ou “orgãnico” do que estrelas de reality show aspirantes a atores. Se você levanta a bandeira do meio ambiente, saiba que, para ser certificado como orgãnico, um produto precisa ter, em média, 95% de ativos naturais e respeitar regras rígidas de produção. “Se corresponderem de fato ao selo, os orgãnicos estão livres de elementos tóxicos, o que diminui os riscos de irritação da pele”, diz Adriana. Mas até os produtos orgãnicos podem dar alergia, por isso suspenda o uso se perceber qualquer alteração na sua pele.

13. Acerte o alvo
Será que você realmente precisa de um produto específico para o contorno dos olhos ou o pescoço? Sim, sim, sim. A pele dessas áreas é delicada e precisa ser tratada com cuidado. Cremes para os olhos contêm concentrações menores de ingredientes com potencial de irritação, como o retinol e o ácido glicólico, do que os produtos indicados para o rosto.

14. Encurte a saia
Novidade: pernas lisinhas fazem bem para a sua saúde. “Cortes, esfolados e arranhões na canela levam muito tempo para cicatrizar e podem favorecer infecções, já que são uma porta de entrada para germes”, explica Doris Day, professora de dermatologia do Centro Médico de Nova York, nos Estados Unidos. Previna as rachaduras passando hidratante todas as noites; use uma loção calmante após raspar os pelos com lãmina; e não depile as pernas três dias antes de fazer as unhas (a bacia de água do salão é um refúgio para as bactérias).

15. Seja prática
A média das mulheres utiliza pelo menos sete produtos para a pele por dia — é produto a perder de vista. Para evitar uma overdose de ativos, Zoe Diana Draelos, editora-chefe do Journal of Cosmetic Dermatology, aconselha limitar sua rotina diária àqueles itens que não contenham mais do que dez ingredientes cada um. “Uma fórmula pode interagir com a outra, formando um terceiro produto que não traz benefícios”, alerta Denise. Só é possível combinar tratamentos diferentes quando você alterna os dias de aplicação, de acordo com as indicações do médico.

16. Passe longe da fumaça
Se você está lendo uma revista que fala sobre saúde, muito provavelmente não tem um maço de cigarros na bolsa. Mas só para reforçar a campanha antitabagista: um estudo americano mostrou que o hábito de fumar provoca o envelhecimento da sua pele, mesmo de partes que nunca sequer veem a cor do sol, como o lado interno dos braços e o bumbum. “Há indícios de que o cigarro acelere o processo natural de envelhecimento da pele”, diz Yolanda Rosi Helfrich, professora assistente de dermatologia da Universidade de Michigan, nos EUA, e coordenadora do estudo.

17. Assuma seu lado chocólatra
Estudos mostram que beliscar alguns pedaços de chocolate amargo (o ao leite tem muita gordura e muito açúcar) vai armar a sua pele com flavonoides, nutrientes que, segundo os cientistas, absorvem os raios UV e aumentam a irrigação sanguínea da pele, melhorando a sua aparência. Em uma pesquisa alemã, publicada no Journal of Nutrition, mulheres ingeriram diariamente cacau enriquecido com flavonoides. Após 12 semanas, a pele delas estava 25% menos sensível aos efeitos nocivos do sol. É motivo para comemorar comendo um bombom.

18. Não tire a roupa para qualquer um
Não estamos desacreditando o seu médico de confiança, mas os dermatologistas têm mais conhecimento para avaliar quais tumores de pele oferecem perigo. Um levantamento realizado pelo Journal of General Internal Medicine mostrou que eles são mais precisos do que os clínicos-gerais. Apenas no último ano, mais de 90% dos cirurgiões dermatologistas receberam um ou mais pacientes com cãncer de pele negligenciado ou mal diagnosticado por um médico de outra especialidade.

19. Pegue leve
Imagine se os olhos de ressaca de Capitu, a célebre personagem de Machado de Assis, acordassem inchados e com olheiras. Seria culpa da genética, da TPM ou da alimentação. O problema é multifatorial, mas, como não dá para mudar o DNA nem controlar (tanto) os hormÔnios, a melhor forma de acordar sem a cara amassada é evitar alimentos pesados, principalmente à noite. “Cafeína, gordura e bebidas alcoólicas provocam a constrição dos pequenos vasos sanguíneos da superfície da pele”, explica Adriana. O resultado no dia seguinte deixa qualquer mulher com cara de ter sido atropelada por um caminhão

20. Cuidado com o bronze fake
Se você pretende manter o bronzeado pelas próximas estações, use autobronzeador, mas não continue tomando sol. Ingrata ironia: pelas primeiras oito horas após a aplicação do autobronzeador, sua pele fica mais suscetível à ação dos radicais livres. Pesquisadores alemães suspeitam que, quando os ativos interagem com a pele e são expostos à luz UV, produzam um composto que gera os radicais livres.

deixe seu comentário