Santa Catarina vai receber uma fábrica de aeronaves de R$ 80 milhões e que empregará 300 funcionários.
A empresa Novaer Craft, de São José dos Campos (SP) vai instalar sua unidade fabril em Lages, no Planalto Serrano, e um centro de engenharia em Florianópolis.A fábrica, que irá movimentar universidades, ensino técnico e a produção
catarinense de peças para aviões, promete ser o começo de um polo aeronáutico no Estado.A instalação da fábrica e do centro de engenharia foi confirmada pelo presidente da Novaer, Graciliano Campos. Ele acrescentou que, na segunda-feira, além da assinatura do protocolo de intenções entre o governo do Estado e a empresa, será firmado o compromisso de implantação da fábrica em Santa Catarina.
De acordo com Paulo César da Costa, presidente da SC Participações e Parcerias (SCPAR), empresa de economia mista criada em 2005 para gerar investimentos em SC, dois outros estados se candidataram a sediar a produção da Novaer: São Paulo e Paraná. Mas foi SC, segundo ele, que ofereceu as melhores condições.
Uma das vantagens oferecida para a Novaer é que a SCPAR será acionista, com 10% de participação, explicou Costa. Já para o representante do Conselho do Senai na Federação das Indústrias de SC (Fiesc), César Olsen, o Estado saiu na frente por oferecer pesquisa e capacitação de mão de obra.Segundo Olsen, além do centro tecnológico da UFSC, a Udesc, em Lages, também deverá ter um curso de engenharia voltado para a aeronáutica. Assim como o Senai fará uma parceria com a empresa para capacitar mão de obra.
Para o representante do Conselho do Senai, a proximidade da fábrica à pista de decolagem e pouso de aviões, em Lages, facilitou o acordo. Outro ponto que pesou foi a qualidade de vida que Florianópolis pode oferecer para os 120engenheiros que irão trabalhar e morar na Capital, de acordo com Olsen.
A previsão é que o primeiro avião da fábrica catarinense fique pronto em abril do ano que vem. A aeronave estará entre os três protótipos que serão construídos na fase de certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A produção em série, segundo o presidente da SCPAR, está prevista para começar no final de 2014.
— Já temos um primeiro comprador. Uma empresa americana fez um pedido de 200 aeronaves. E estamos negociando também com a Força Aérea Brasileira (FAB), que precisa trocar seus aviões treinadores, usados há 40 anos — adiantou Paulo César da Costa.
O presidente da SCPAR estima que 75% da produção da Novaer irá para o mercado internacional. O avião da fábrica catarinense vai ser de fibra de carbono, material mais leve, resistente e favorável à aerodinãmica. O custo de cada aeronave é de aproximadamente US$ 700 mil (cerca de R$ 1,4 milhão).
Um só modelo de aeronave terá duas utilidades. A versão treinador (T-Xc), de dois lugares e acrobática, poderá ser usada no treinamento dos pilotos de forças aéreas. Já a versão utilitária (U-Xc), não acrobática, comporta quatro pessoas, e servirá para o transporte de passageiros e pequenas cargas. Possíveis clientes dessa versão são aeroclubes e empresas de táxi-aéreo.
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