A cada dia, 46 caminhões cegonha chegam a Santa Catarina. Eles abastecem o Estado que tem posição de destaque no cenário nacional da venda de veículos novos. No ano passado, foram vendidos 15,85 carros para cada mil catarinenses, média atrás apenas da registrada no Distrito Federal. E o crescimento continua forte neste ano.
Até julho, foram vendidos 108.940 carros novos em SC, o que significa uma média de 511 veículos por dia. O
desempenho representa uma alta de 8,78% na comparação com o mesmo período do ano passado — o terceiro maior crescimento entre os estados brasileiros. A média brasileira ficou bem abaixo e fechou o período com ganho de 3,01%.
O bom desempenho confirmado pelos números não surpreende o caminhoneiro Roberto Moreira, que trabalha com caminhões cegonha no trecho entre Santa Catarina e São Bernardo do Campo. Na profissão há nove anos, ele viu a quantidade de carros transportados para o Estado só aumentar neste período. Nas três viagens semanais percebe que a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí são os maiores compradores.
O alto poder aquisitivo da população catarinense é apontado como o principal motivo para o bom desempenho no ranking de vendas, explica
Leonardo Ghidini, gerente de Marketing da Dimas Automóveis. A população do Estado tem a quarta maior renda per capita do Brasil.Em média, cada habitante recebe R$ 21,2 mil por ano.
Mas existem outros motivos, lembra Ademir Saorin, presidente da Fenabrave-SC, entidade que reúne os donos de
concessionárias. Ele ressalta o mercado de trabalho catarinense. O cenário local é mais favorável. Enquanto o país abriu 25,9% de vagas a menos do que no ano passado, SC manteve os mesmos patamares.
Economia diversificada e classe C em expansão
O diretor da concessionária de luxo Top Car, Eduardo Scheer, acrescenta que a diversidade da economia catarinense, com a indústria atuando em vários segmentos e com um agronegócio forte, forma uma barreira contra crises. Gerente da Jato, maior consultoria do setor automotivo do mundo, Milad Kalume Neto diz que essa folga ajuda SC a se destacar num cenário de crescimento do PIB menor e com o desconto do IPI perto de acabar (em vigor desde 22 maio, a alíquota reduzida está prevista para durar até a próxima sexta, dia 31).
Grande estrela da expansão do consumo nos últimos anos, a classe C também é apontada como um dos pilares do crescimento no Estado. O presidente da Fenabrave-SC diz que este fator, mais o acesso ao crédito, levaram muitas pessoas que tinham veículos usados a conseguir comprar um zero quilÔmetro. Ele não acredita que os níveis de aumento do setor sejam mantidos, mas espera crescimento na busca por itens de conforto e segurança. A mudança de comportamento levará ao ganho no valor médio gasto com veículo em SC, que hoje é de R$ 43 mil. A previsão de Ademir é alcançar os R$ 45 mil até 2013.
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