GUARUJÁ DO SUL
O atual prefeito de Guarujá do Sul, Celso Taube (PMDB), buscará a reeleição no dia 7 de outubro pela coligação “Guarujá do Sul Cada Vez Melhor”, composta ainda pelo PT e PPS. Casado, pai de um filho e natural de Guarujá do Sul, Taube, 44 anos, é técnico agrícola, mas trabalhou por 20 anos nos Correios. Na vida política foi vereador, e agora prefeito em seu primeiro mandato. Em entrevista ao Gazeta Catarinense, o candidato afirmou que o município avançou em diversas áreas, principalmente na estruturação, durante sua administração. Ele considera o aumento do movimento econÔmico do município o principal foco de ação da próxima administração.
Gazeta Catarinense – Primeiramente, por que o senhor acredita que merecer ser reeleito prefeito de Guarujá do Sul?
Celso Taube – Tenho amor por Guarujá do Sul, minha cidade, meu município, orgulho do nosso povo e compromisso com a continuidade do trabalho. Tenho certeza que posso fazer muito mais pela minha terra, administrando com legalidade, impessoalidade, moralidade, transparência e eficácia. Durante os últimos quatro anos adquiri experiência administrativa, estou mais preparado e me comprometoem transformar Guarujá do Sul em um lugar ainda melhor para se viver.
Gazeta Catarinense – O senhor é o atual prefeito do município e busca a reeleição. Qual é sua principal bandeira de campanha?
Celso Taube – Continuaremos trabalhando para o crescimento de um todo, na saúde, educação, esporte, cultura e lazer, agricultura e meio ambiente, transportes e obras, indústria e comercio, assistência social, habitação e trabalho. Todos esses setores são importantíssimos e merecem atenção e investimentos, ate porque muitos recursos federais e estaduais, bem como o orçamento municipal, estão vinculados, ou seja, devem ser aplicados nos seus devidos setores.
Gazeta Catarinense – A saúde pública é um setor que sempre está aquém do ideal, indiferente do município em análise. Aqui em Guarujá do Sul, qual o diagnóstico que o senhor faz do setor e o que precisa ser melhorado?
Celso Taube – Na Secretaria Municipal de Saúde, dentre muitas outras atividades, ampliamos e equipamos as Unidades Básicas de Saúde da sede e de linha Baixo Araras, adquirimos novos veículos espaçosos e seguros para transporte dos pacientes, também completamos e mantivemos as duas equipes do ESF com todos os profissionais. Em relação aos medicamentos, contamos atualmente com mais de 250 tipos na farmácia básica, quando o exigido é de 175 medicamentos. Não há povo que cresça sem ter saúde. Para isto buscarei aumentar os profissionais na área com parcerias para trazer algumas referências médicas para o município. Acredito que uma boa área para iniciar seria a pediatria, dentre outras necessidades que surgiram durante o mandato.
Gazeta Catarinense – A exemplo dos demais municípios da região, Guarujá do Sul tem sua economia voltada para o setor agrícola. Quais são suas proposta para este segmento?
Celso Taube – Na Secretaria Municipal de Agricultura adquirimos um kit de enfenadeira, ensiladeiras, carretão basculante para transporte de silagem, distribuidor de calcário e adubo orgãnico seco, implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais e melhoramos o Programa de inseminação artificial, além da prestação de todos os demais serviços, bem como a produção de feno. Da mesma forma, continuaremos melhorando o parque de máquinas, liberando o trator de esteiras para atendimento prioritário à agricultura, já que estamos adquirindo uma escavadeira hidráulica que fará o trabalho dele e da carregadeira nos cascalhamentos.
Gazeta Catarinense – Na sua visão, qual é hoje o setor com mais problemas na cidade e que necessita de uma ação rápida na próxima administração?
Celso Taube – Falta de movimento econÔmico. Nosso município a longo do tempo ficou sem investimentos nos setores de indústria e comércio. Algumas empresas que necessitavam de incentivos não foram auxiliadas por antigos governos, fazendo com que o movimento econÔmico, o nível de renda da população e a qualidade dos empregos ficassem abaixo do esperado. Estamos lutando juntos para a instalação de novas empresas, gerando assim mais emprego e renda, bem como incentivando as empresas já existentes para manterem-se em nosso município.
Gazeta Catarinense – Faltando quatro meses para encerrar este seu primeiro mandato à frente da administração de Guarujá do Sul, qual o principal ponto positivo e qual o ponto negativo nestes quase quatro anos?
Celso Taube – Busquei durante este período trazer investimentos federais e estaduais para aquisição de equipamentos, veículos e máquinas e para execução de obras como calçamentos, asfaltamento e pavilhões, que ajudaram nas melhorias dos setores de saúde, agricultura, transportes e obras. Um ponto negativo é que na administração pública a burocracia às vezes impede ou protela a realização de alguns objetivos.
Gazeta Catarinense – Na questão de infraestrutura, quais suas propostas para buscar a reeleição?
Celso Taube – Uma das obras que tenho sonho em realizar aqui no município é a retirada da garagem do local onde se encontra e construir o novo centro administrativo, bem como a construção de passeios em grande parte da cidade. Buscarei também recursos para calçamentos em vias rurais.
Gazeta Catarinense – No Oeste, assim como em outras regiões, vem ocorrendo um fenÔmeno onde os municípios menores estão perdendo seus habitantes para cidades, maiores, consideradas cidades pólos. Quais suas políticas para combater esse problema e fazer com que os habitantes de Guarujá do Sul permaneçam e invistam por aqui?
Celso Taube – Proporcionar aos empreendedores, tanto na área urbana, quanto rural, orientações sobre os incentivos econÔmicos visando a ampliação e instalação de novas empresas no município, afim de ampliar a oferta de emprego e incrementar o movimento econÔmico do município. Trabalhar com a educação da faixa de população em idade escolar, incentivar a qualificação profissional para permitir o acesso mais fácil ao jovem no mercado de trabalho, seja como empregado ou empreendedor.
Gazeta Catarinense – O senhor é o atual prefeito. Isso ajuda ou atrapalha na corrida eleitoral?
Celso Taube – Acredito que o trabalho desempenhado durante esse período me credencia a concorrer novamente ao cargo, pois em todas as áreas em que atuamos ocorreram melhorias significativas. Com a experiência e capacidade do candidato a vice-prefeito Ademir Kuhn, bem como as possibilidades que se apresentam junto ao governo federal e estadual de buscarmos recursos nos mais diversos setores, creio que faremos mais e melhor por este município que tanto amamos.
FRASES
“Durante os últimos quatro anos adquiri experiência administrativa, estou mais preparado e me comprometo em transformar Guarujá do Sul em um lugar ainda melhor para se viver”.
“Na administração pública, a burocracia às vezes impede ou protela a realização de alguns objetivos”.
deixe seu comentário