Home Homicídios e furtos diminuem, mas roubos aumentam em Santa Catarina

Homicídios e furtos diminuem, mas roubos aumentam em Santa Catarina

Última atualização 22 de agosto de 2012 - 17:11:20

Os números de homícidos e furtos diminuíram no primeiro semestre de 2012 emSanta Catarina. É o que apontam os dados do Relatório Estatístico de Santa Catarina, divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). De acordo com o documento, em relação ao mesmo período de 2011, foram registradas 35 mortes a menos – uma redução de 8,84%.

O fim de semana é o período em que mais ocorrem os crimes: 41,8% das ocorrências foram registradas entre sábado e domingo. Já o período mais crítico é entre as 18h e as 23h59. O relatório também revela que Florianópolis é a cidade que mais registrou homicídos: 38 mortes, seguida de Joinville com 30 eCriciúmacom 24. Nos primeiro semestre, apenas sete municípios registraram homicídios todos os meses:Blumenau,Camboriú, Criciúma, Florianópolis, Joinville,PalhoçaeSão José. No estado, 31% das cidades tiveram algum registro de homicídio durante este período.

O número de ocorrência de furtos também diminuiu 5,40%, embora continuem altos. Furtos em residências foram os que mais ocorreram, representando 27,57% do total. Já os furtos de veículos somam 24,64%. Apesar deFlorianópoliseJoinvilleserem as cidades com as maiores ocorrências, com 7.338 e 3.660, respectivamente, as duas estão no topo da lista dos municípios que apresentaram diminuição de casos.

Em contrapartida, o número ocorrências de roubos aumentou em 3,03% em relação ao ano passado. Em Santa Catarina, foram registrados 6.703 casos, sendo que a maior porcentagem foi de roubos a transeuntes, com 36,29%, seguido por roubos de veículos, que somam 20,65%. Assim como nas outras duas modalidades, Florianópolis é a cidade com a maior ocorrência – foram 919 roubos em seis meses. JáBalneário Camboriúfoi o município com a maior queda no número de ocorrências. Foram registrados 207 roubos, o que significa 133 a menos que em 2011.

O relatório aponta que a capital do estado teve o pior desempenho em todos os crimes analisados. O Centro é a região com maior incidência de registros, seguido pelos bairros Capoeiras e Estreito. Neste sentido, a Avenida Paulo Fontes é a rua com maior incidência de roubos, contabilizando 20% dos crimes, seguida pela Avenida Mauro Ramos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o secretário César Augusto Grubba determinou ao Comando Geral da Polícia Militar que o policiamento preventivo nessas áreas seja intensificado. “Estes pontos foram mapeados pela área de estatística da SSP e é importante a manutenção de parcerias com o município para a instalação de mais cãmeras de vigilãncia”, disse Grubba.

Uma das áreas cujos crimes aumentaram exponencialmente foi os ataques a caixas eletrÔnicos. Em 2011, apenas 40 foram registrados utilizando maçarico e apenas um com o auxílio de explosivos. Já em 2012, os crimes com maçarico foram 89 e com explosivo 32. As operações de combate às quadrilhas que agiam em Santa Catarina resultaram na prisão de 60 criminosos, 24 pessoas conduzidas às delegacias de polícia e cinco assaltantes mortos em confronto com a polícia.

De todos os crimes abordados no relatório, o maior crescimento foi de tráfico de drogas: 14,33%. Foram 2.154 ocorrências este ano contra 1.884 no primeiro semestre de 2011. A atividade apresenta influência na prática dos outros crimes, principalmente de homicídios e roubos.

deixe seu comentário