Home “Consegui fazer muito pela população e sei que posso fazer muito mais”

“Consegui fazer muito pela população e sei que posso fazer muito mais”

Última atualização 16 de agosto de 2012 - 15:53:32

IPORÃ DO OESTE

Casado e pai de dois filhos, o prefeito de Iporã do Oeste, Adélio Marx, 56 anos, tentará em outubro a reeleição pelo PMDB, na coligação “Iporã no Rumo Certo”, formado ainda por PSD e PSDB. Técnico em contabilidade, o corretor de imóveis aposta na experiência de já ter sido secretário de Administração, vereador e vice-prefeito. Em entrevista ao Gazeta Catarinense, o candidato disse que pretende dar prosseguimento aos trabalhos já realizados, e considera que as iniciativas do atual governo deram um grande avanço ao município.

Gazeta Catarinense -Primeiramente, por que o senhor acredita que merecer ser reeleito prefeito de Iporã do Oeste?

Adélio Marx – Ao longo de minha vida sempre estive envolvido em trabalhos comunitários. Como detentor de cargo eletivo, vereador, vice-prefeito e agora prefeito, tive a oportunidade de no serviço público trabalhar com afinco em favor da população. Como prefeito, desde 2009 tive a preocupação e consegui fazer muito pela população e sei que posso fazer ainda muito mais nos próximos quatro anos.

Gazeta Catarinense -O senhor é o atual prefeito do município e busca a reeleição. Qual é sua principal bandeira de campanha?

Adélio Marx – A de dar prosseguimento aos trabalhos e melhorias já implantadas ou iniciadas. Aos enormes avanços conquistados na saúde e educação. Com as máquinas novas que compramos e as que ainda serão compradas, fazer as estradas como devem ser feitas. Nas propriedades rurais, dar o atendimento que o agricultor precisa. Principalmente, administrar o município em favor de toda a população, sem discriminação ou preconceito.

Gazeta Catarinense -A Saúde Pública é um setor que sempre está aquém do ideal, indiferente do município em análise. Aqui em Iporã do Oeste, qual o diagnóstico que o senhor faz do setor e o que precisa ser melhorado?

Adélio Marx – É o setor mais procurado pela população para atendimento. Por isso é necessário melhorar sempre. Avançamos muito nos últimos quatro anos. Apenas para ter uma ideia, no período de 2009 até agora foram realizados mais de dois mil exames de Raio-X através do posto de saúde, mais de 600 tomografias, 400 ressonãncias magnéticas, mais de 1.300 mamografias, além de todos os demais exames disponibilizados e realizados. Com a construção do novo posto de saúde, que está em fase de acabamento, o espaço físico disponível para as equipes de trabalho será muito melhor e adequado às necessidades e, em conseqüência, o atendimento será muito melhor. Os problemas hoje existente irão desaparecer e a população terá o atendimento que merece no setor da saúde.

Gazeta Catarinense -A exemplo dos demais municípios da região, Iporã do Oeste tem sua economia voltada para o setor agrícola. Quais são suas proposta para este segmento?

Adélio Marx – A manutenção do bÔnus do agricultor, que nos últimos quatro anos pagou mais de R$ 1,4 milhão aos agricultores do município. Com a maior parte do parque de máquinas renovado, queremos dar a atenção merecida às estradas municipais e às propriedades rurais. Implantar programas voltados à melhoria do setor agropecuário do município, dar o apoio necessário e incentivar novas alternativas e fontes de renda para os produtores do meio rural.

Gazeta Catarinense -Na sua visão, qual é hoje o setor com mais problemas na cidade e que necessita de uma ação rápida na próxima administração?

Adélio Marx – A questão do saneamento básico, tanto o abastecimento de água nos domicílios, que é de responsabilidade da Casan, como também o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário. As ações também precisam ser voltadas a pavimentação com pedras irregulares das ruas ainda não pavimentadas e o asfaltamento de tantas outras. São muitas as demandas por ações do poder público em decorrência principalmente do grande crescimento que se registra em todo o município.

Gazeta Catarinense -Faltando quatro meses para encerrar este seu primeiro mandato à frente da administração de Iporã do Oeste, qual o principal ponto positivo e qual o ponto negativo nestes quase quatro anos?

Adélio Marx – O ponto positivo inesquecível para mim foi o apoio da população, que nos permitiu persistir no trabalho e nos motivou para que tivéssemos as conquistas que tivemos. Destaco também a aquisição das muitas máquinas novas, algo inédito para o município. A construção do novo, amplo e moderno, posto de saúde, os enormes avanços que houve através da disponibilização de exames especializados, como ressonãncia magnética e Raio-X. Também destacamos os medicamentos disponibilizados na farmácia do posto de saúde e os avanços na educação através da rede municipal de ensino. O atendimento aos produtores rurais, dentre muitos outros pontos positivos que poderia aqui destacar. O grande ponto negativo e que dificultou demais os trabalhos nos dois primeiros anos, foi o processo de cassação de mandato ao qual respondemos na justiça eleitoral, que no final, por unanimidade nos garantiu o mandato.

Gazeta Catarinense -Na questão de infraestrutura, quais suas propostas para buscar a reeleição?

Adélio Marx – Dar todo apoio legalmente possível através do poder público aos setores produtivos do município, estimulando o desenvolvimento econÔmico e social, tanto na cidade como no meio rural. Dar ênfase à recuperação das estradas municipais. O atendimento adequado às propriedades dos produtores rurais, às empresas estabelecidas no município e aos prestadores de serviços como um todo. Viabilizar a infraestrutura para o adequado desenvolvimento econÔmico e social.

Gazeta Catarinense -No Oeste, assim como em outras regiões, vem ocorrendo um fenÔmeno onde os municípios menores estão perdendo seus habitantes para cidades, maiores, consideradas cidades pólos. Quais suas políticas para combater esse problema e fazer com que os habitantes de Iporã do Oeste permaneçam e invistam por aqui?

Adélio Marx – Em primeiro lugar, preciso dizer que nossa população vem aumentando censo após censo. Isso se deve ao desenvolvimento do setor econÔmico e social do município, que tem proporcionado o surgimento de novas empresas, prestadores de serviços autÔnomos e a ampliação de empresas já existentes. É necessário que a administração pública do município, de forma incansável, disponibilize sempre o apoio adequado e adote as medidas necessárias para o desenvolvimento do município sob todos os aspectos.

Gazeta Catarinense -O senhor é o atual prefeito. Isso ajuda ou atrapalha na corrida eleitoral?

Adélio Marx – É necessário dividir o tempo diário entre o trabalho na prefeitura e a campanha eleitoral. Evidentemente exige muito mais energia e disposição. O fato de ser candidato à reeleição proporciona a satisfação de ouvir da população os elogios e o apoio pelo trabalho até aqui realizado. Para mim é uma campanha como tantas outras que já participei.

FRASES

“Tive a oportunidade de no serviço público trabalhar com afinco em favor da população”

“São muitas as demandas por ações do Poder Público em decorrência principalmente do grande crescimento que se registra em todo o município”

deixe seu comentário