Home Dez projetos de negócios são pré-incubados na Unoesc

Dez projetos de negócios são pré-incubados na Unoesc

Última atualização 25 de junho de 2012 - 17:32:01

A partir desta sexta-feira, 10 projetos de negócios desenvolvidos por empreendedores da região de Joaçaba e dos municípios de Concórdia, Ipira e Xanxerê receberão apoio técnico da Unoesc para o desenvolvimento de seus produtos e para a gestão de suas empresas. Os responsáveis por esses empreendimentos assinaram nesta manhã o contrato para serem pré-incubados na Pré-incubadora Tecnológica da Universidade pelo período de um ano.

Conforme o professor Moises Diersmann, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e pela Pré-incubadora, o apoio que será prestado pela Unoesc é voltado para a gestão dos empreendimentos, seja nas áreas jurídica, contábil, comercial, entre outras que um negócio em fase inicial demanda. Entretanto, a Universidade também colocará a sua estrutura de laboratórios e de profissionais e pesquisadores a disposição dos empreendedores, para o desenvolvimento da parte técnica de cada produto.

Ele explicou que os projetos pré-incubados estão em diferentes fases de desenvolvimento: alguns ainda estão na fase das ideias e precisam de pesquisas para desenvolver o produto, outros têm uma versão do protótipo, alguns estão com seus produtos patenteados ou com a empresa formalizada. Para todos, no entanto, o professor afirmou ser importante o processo de pré-incubação:

– Entre as empresas que saem de uma incubadora de Florianópolis, o nível de crescimento é de 180% a 190% ao ano e a mortalidade é de 1% a 2%. Isso é uma prova de que, quando as empresas são concebidas dentro deste processo, tendem a dar certo e ter crescimento.

Os responsáveis pelos projetos têm o mesmo entendimento.

– Para nós, é uma oportunidade imensa. Seria mais difícil caminharmos sozinhos. A pré-incubadora nos dá o apoio necessário para que possamos desenvolver nosso plano de negócios e fazer com que seja possível colocar nosso produto no mercado, crescer e fazer com que essa ideia seja uma empresa de sucesso – diz a responsável por um dos projetos, Adriana Carla Maziero Camarotto.

Ao final, são listados os 10 projetos e o nome dos responsáveis. Seis deles já haviam sido contemplados pelo Programa Sinapse da Inovação, promovido pelo Governo do Estado, pela Fapesc e pelo Sebrae/SC.

Impulso para o desenvolvimento regional

Em seu pronunciamento, durante o ato de assinatura dos contratos, o Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, afirmou que é função da Universidade, junto com o Poder Público, procurar caminhos para o desenvolvimento da região.

– A Universidade, como formadora de recursos humanos, tem como objetivo formar pessoas que sejam empreendedores e, como empreendedores, tenham sucesso pessoal e profissional e ajudem a sociedade com a riqueza e o crescimento que produzem – disse o Reitor.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Jair Lorensetti, lembrou que a assinatura dos contratos é o início da concretização de um sonho.

– [Durante o desenvolvimento do plano do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale)], a gente avaliou as tendências mundiais e brasileiras e vimos que nossa região realmente precisa investir em inovação e em tecnologia – enfatizou.

A assinatura dos contratos também teve a participação do Vice-reitor Acadêmico da Unoesc, Nelson Santos Machado, da diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus de Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota, do diretor de Graduação, Ricardo Marcelo de Menezes, do diretor executivo da Reitoria, Alciomar AntÔnio Marin, e da coordenadora de Administração do Campus, Lindamir Secchi Gadler.

Projetos

Cabine Transportadora de Lixo para Prédios

Nome do responsável: Ilson Farias

Cidade: Joaçaba

Personalize

Nome do responsável: Angelo Ricardo Rodrigues

Cidade: Joaçaba

Implantape – Fita para uso odontológico (Sinapse da Inovação 2011)

Nome do responsável: Camila D’Acampora Reis Zago

Cidade: Joaçaba

Sistema para monitoramento fluvial (Sinapse da Inovação)

Nome do responsável: Bruno Ricardo Padilha

Cidade: Joaçaba

Software de logística baseado em georeferenciamento

Nome do responsável: Alexandre Heberle

Cidade: Herval d Oeste – SC

MAG Indústria e Comércio de Aerogeradores

Nome do responsável: Adriana Carla Maziero Camarotto

Cidade: Luzerna

Nova técnica de Transferência de Embriões (TE) em bovinos (Sinapse da Inovação 2011)

Nome do responsável: Tiago Omar Diesel

Cidade: Luzerna

Moinho de Dentes para Cereais (Sinapse da Inovação 2011)

Nome do responsável: Giovanni Calabrigo

Cidade: Ipira

Copia & Cola (Sinapse da Inovação 2011)

Nome do responsável: Davidson Mazocco Davi

Cidade: Xanxerê

Unidade de seleção ensaque e comercialização de fertilizante orgãnico (Sinapse da Inovação 2011)

Nome do responsável: Fernando Rafael Curioletti

Cidade: Concórdia

deixe seu comentário