O município de Palmitos decretou situação de emergência após o temporal registrado na quarta-feira (4), que provocou danos em residências, empresas, propriedades rurais e estruturas públicas, tanto na cidade quanto no interior. As equipes da Administração Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil e demais órgãos estão mobilizadas no atendimento às ocorrências e no levantamento dos prejuízos.
Em entrevista à TV Expresso, a prefeita Giovana Giacomolli informou que, desde o registro do temporal, os trabalhos estão concentrados no atendimento às famílias atingidas e na recuperação das áreas afetadas. Segundo ela, uma reunião com os órgãos envolvidos foi realizada às 6h desta quinta-feira (5), no quartel do Corpo de Bombeiros, onde está centralizada a coordenação das ações.
“Desde ontem, quando aconteceu esse evento climático, a gente tem colocado todas as nossas forças para que possamos dar suporte às pessoas atingidas. Estamos em uma rede de atendimento com o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, o Plancom, as secretarias do município e a Defesa Civil Municipal”, afirmou.
A prefeita destacou que, apesar dos danos materiais, não houve registro de pessoas feridas. Ela também explicou que as equipes percorreram localidades do interior, bairros e a região central para avaliar a situação.
Um dos principais problemas enfrentados pelo município é a falta de energia elétrica e de comunicação. Conforme Giovana, toda a área de Palmitos está sem esses serviços, situação que também compromete o abastecimento de água.
A Celesc trabalha no restabelecimento da energia elétrica, após danos na rede, incluindo rompimento de cabos, destruição de torres e queda de postes. Segundo a prefeita, mais de 50 mil unidades consumidoras foram atingidas na região.
“Isso é um grande problema porque começa a afetar também o abastecimento de água. Precisamos que a energia elétrica seja restabelecida para que nossa estação de tratamento volte a funcionar e possa bombear água para a população”, explicou.
Abastecimento de água
Diante da possibilidade de desabastecimento, a Administração Municipal iniciou contatos com municípios vizinhos para organizar o transporte de água potável. Caminhões-pipa de Palmitos já estão sendo utilizados para abastecer pontos do município.
Giovana informou que as estações de tratamento de Cunha Porã e Mondaí poderão ser utilizadas para o abastecimento dos caminhões, que posteriormente farão o transporte da água até Palmitos.
A prefeita pediu que a população faça o racionamento da água disponível nas residências até que o fornecimento de energia seja normalizado.
“Já fizemos contato com municípios vizinhos, e alguns colocaram seus caminhões à disposição. O que pedimos é que as pessoas façam o racionamento da água neste momento, para que possamos atender a demanda até o retorno da energia elétrica”, disse.
Apoio do Governo do Estado
A prefeita também informou que recebeu contato do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano, que colocou o Governo do Estado à disposição para auxiliar o município.
Além do atendimento imediato às famílias, a Administração Municipal pretende buscar apoio para a recuperação das empresas e das atividades do agronegócio atingidas pelo temporal, especialmente setores que dependem diretamente do fornecimento de energia elétrica, como a criação de aves e suínos.
As aulas foram canceladas na quarta-feira (4) e nesta quinta-feira (5), em razão dos danos registrados em unidades escolares.
Com o decreto de situação de emergência, o município poderá buscar recursos e medidas de apoio para atender às famílias e recuperar as estruturas e atividades econômicas afetadas.
Giovana também utilizou a entrevista para tranquilizar familiares de moradores que vivem fora de Palmitos e que estão sem conseguir contato com pessoas no município. Segundo ela, não há registro de feridos e as equipes seguem trabalhando para atender as demandas provocadas pelo temporal.
Fonte / Foto: TV Expresso
Município registra danos em áreas urbanas e rurais, enfrenta falta de energia elétrica e adota medidas para garantir o abastecimento de água à população
deixe seu comentário