ROMELÂNDIA/ANCHIETA
Os municípios de Romelãndia e de Anchieta encerraram na última sexta-feira uma semana de programação voltada ao combate do abuso e exploração sexual de menores. As ações foram promovidas em alusão ao Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido no dia 18. Nas duas cidades foram realizadas programações nas escolas durante os dias da semana, com trabalhos de orientações sobre o assunto.
Em Romelãndia o encerramento das atividades ocorreu com um debate com os pais dos alunos, no centro de múltiplouso. O encontro contou com a oficial de justiça da Infãncia da Comarca de Anchieta, Cristiane Fuhrmann, que conversou com os pais sobre o assunto. A participação dos responsáveis foi justamente um dos pontos destacados pela oficial, pois, segundo ela, assim é possível chamar a atenção da sociedade para que crimes deste tipo, que muitas vezes acontecem dentro da casa da vítima, sejam denunciados e combatidos.
Conforme Cristiane, os casos de abuso infelizmente ocorrem com mais frequência do que são divulgados. Segundo ela, muitos casos são encobertos e ficam na clandestinidade, pois a vítima em muitos casos é alvo de preconceito perante a sociedade. “Muitas vezes a criança é vítima, mas a sociedade olha pra ela come se fosse conivente com o ato e isso precisa ser mudado”, argumenta.
Em Anchieta o encerramento da programação se deu com uma passeata pela cidade com os alunos das escolas. A manifestação foi realizada pela manhã e também na parte da tarde. Conforme a diretora da Secretaria de Assistência Social, Carla Marina Tremarin, a orientação das crianças e dos pais sobre o assunto é necessária, pois muitas vezes os crimes podem estar ocorrendo próximo ou até dentro da família, sem que as pessoas se dêem conta.
deixe seu comentário