Home Palmitos sedia IV Encontro Estadual de Nogueira-Pecã para fortalecer fruticultura local

Palmitos sedia IV Encontro Estadual de Nogueira-Pecã para fortalecer fruticultura local

Última atualização 2 de abril de 2026 - 16:16:27

O município de Palmitos promoveu, no dia 27 de março de 2026, o IV Encontro Estadual de Nogueira-Pecã. O evento, realizado na Câmara de Vereadores e em áreas de campo, reuniu produtores, técnicos e especialistas para discutir o desenvolvimento da cultura no estado. A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Palmitos em parceria com a Epagri, com foco na atualização técnica e no fortalecimento da cadeia produtiva regional.

A programação teve início às 08h30 com uma recepção aos participantes, seguida pela abertura oficial. O primeiro ciclo de debates abordou a Precificação e conservação de nozes”, ministrado por Ezequiel Nunes, Engenheiro de Alimentos e especialista em Engenharia de Produção, responsável pelo Programa GNM – UGT2. Na sequência, o Engenheiro Agrônomo Julio Cesar Farias Medeiros, Mestrado e Responsável Técnico do Viveiro Pitol, conduziu a palestra sobre Manejo de Doenças e Pragas em Nogueira-Pecã.

Integração e Prática de Campo

Além do embasamento teórico, o encontro priorizou a integração entre os participantes. O período matinal foi encerrado com um almoço no Clube dos Idosos, momento dedicado à interação e troca de experiências entre produtores veteranos e novos interessados na cultura.

No período da tarde, a programação seguiu para a prática a campo, realizada entre 13h15 e 15h30. Durante esta etapa, foram realizadas demonstrações de:

  • Colheita mecanizada de nozes;
  • Uso de drones para pulverização agrícola.

Fomento às Políticas Públicas

A realização do IV Encontro Estadual reforça o compromisso da gestão municipal com a diversificação agrícola e o suporte técnico ao produtor rural. A ação integra as políticas públicas da Prefeitura de Palmitos voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável e à inovação no campo.

Fonte / Foto: ASCOM – Município de Palmitos

A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Palmitos em parceria com a Epagri, com foco na atualização técnica e no fortalecimento da cadeia produtiva regional

deixe seu comentário